A mobilidade nos bairros de Itabuna está em fase de melhorias, através das obras e serviços do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui que estão em execução pela Prefeitura. Vários bairros estão tendo serviços de urbanização nas três áreas em que a cidade foi dividida.

No São Pedro, por exemplo, nas ruas Bizunga e José Carlos, os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) já colocaram a sub-base e base e estão pavimentando a via com concreto betuminoso a quente (CBUQ). Na Rua Dois de Julho, além do asfalto, agora está sendo instalado um meio-fio. 

De acordo com a área técnica da SIURB, as obras devem ficar prontas ainda nessa semana, o que vai acabar com um problema antigo das ruas que acumulavam buracos em tempos de estiagem e lama nos períodos chuvosos pela falta de pavimentação. Agora, os moradores do São Pedro estão felizes com as obras do PAI.

No Jardim Jaçanã, já foi concluída a drenagem na Rua L e as melhorias avançam também em parte da Rua J, local que está recebendo sub-base, base e pavimentação. Na Rua Silvio Santos Brito está sendo executada terraplanagem e a base para o asfalto.

O Programa Acelera Itabuna já chegou a outros bairros nas zonas oeste, sul e norte da cidade no maior investimento em urbanização de ruas de barro da história.

As obras também acontecem no Nova Itabuna, Campo Formoso, Morumbi, Urbis IV, Gogó da Ema e Sarinha e ainda no Califórnia, Pontalzinho, Fátima e Conceição com pavimentação de ruas e requalificação de praças públicas.

A meta do prefeito Augusto Castro (PSD) é levar a  pavimentação e  melhorar a vida das pessoas em toda a cidade com investimentos superiores a R$ 100 milhões.