A Prefeitura de Salvador, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), deu início a um programa de implantação e substituição de passarelas, contemplando quatro equipamentos. O diagnóstico da situação desses equipamentos foi feito ainda no ano passado, quando foram elencadas as prioridades. O investimento nesse programa de recuperação será de R$20 milhões.

Como prioridades foram identificadas as passarelas da Avenida Vasco da Gama (na altura da Perini e do Posto São Jorge) Entre as melhorias nos equipamentos estão a substituição total das passarelas. “Neste momento estamos fazendo o desmonte do equipamento que começou pelas cúpulas (Coberturas), e segue pelos pisos que estão sendo retirados e não serão reaproveitados”, explica Virgílio Daltro, presidente da Desal.

Segundo ele, grande parte das estruturas estão sendo feita no pátio da Desal, o que diminui os transtornos, ficando para realização no local apenas rejuntamento, solda e acabamentos finais. Além disso, à medida que as obras forem executadas, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Iluminação, fará a substituição das luminárias de vapor de sódio por metálicas de LED aumentando a segurança.

Daltro afirmou ainda que os outros equipamentos serão instalados na Avenida Lucaia e na altura do bairro Cidade Jardim. “è importante que todos saibam que não podemos colocar em campo várias frentes simultâneas de trabalho, porque as obras implicam em interdição parcial do trânsito”, diz Daltro.

“As substituições fazem parte do programa de implantação do BRT, que se soma ao programa de mobilidade urbana de Salvador, inclusive uma nova linha de ônibus foi criada e outras 16 tiveram a rota modificada por causa das obras do BRT, que acontecem nos bairros do Itaigara, Pituba e Rio Vermelho, em Salvador. A linha E-126 – Lucaia/Pituba entrou em operação no sábado (30) e tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem no trajeto, as passarelas serão fabricadas e instaladas no prazo de até seis meses, estes equipamentos fazem parte também do pacote de aniversário de Salvador, anunciado pelo prefeito Bruno Reis, contemplando o município com melhorias na mobilidade”, finalizou Virgílio Daltro.