Representantes das secretarias, divisões e departamentos da Prefeitura vão integrar uma Comissão, que será criada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), para acompanhar, direcionar e supervisionar os órgãos municipais no processo de coleta seletiva do Projeto Recicla Itabuna.

O tema foi discutido na manhã desta quinta-feira, dia 11, entre o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima e a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Cilene Nascimento Souza.

A Comissão Interna coordenada pela equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente será responsável pela educação ambiental e conscientização dos servidores. Cada secretaria deverá escolher dois servidores, sendo que no mínimo um deles deve ser efetivo.

A discussão do tema foi baseada no Decreto 14.713, de 25 de outubro, publicado no Diário Oficial de Itabuna edição nº 4.789, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da Administração pública municipal, bem como a sua destinação às associações e cooperativas dos agentes de resíduos.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Moacir Lima, explicou que inicialmente o trabalho será dedicado à educação ambiental, em um processo de médio e longo prazo e também permanente, começando com a seleção de resíduos secos e úmidos.

Ele ressalta que o envolvimento integral de todos os órgãos municipais será de fundamental para o sucesso do projeto. “Seremos um exemplo, para que outras instituições possam se unir a esse passo importante dado pelo município de Itabuna”, destacou o secretário.

Já a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Cilene Nascimento, disse sem o processo de coleta seletiva que não se poderia fazer a transferência do lixão para o aterro sanitário. Ela diz que esse processo envolve desde logística, da própria educação ambiental à reciclagem propriamente dita.

O decreto assinado pelo prefeito Augusto Castro trata da separação correta dos resíduos recicláveis que devem ser descartados pelos órgãos e entidades da Administração pública municipal. Cada secretaria terá participação na implantação da coleta seletiva em seus respectivos setores. A estimativa é de que no prazo de 60 dias seja iniciado o processo.