A Prefeitura de Ilhéus preparou uma programação especial com foco na limpeza durante e após a realização dos festejos de carnaval na cidade, de 22 a 26 de fevereiro, sob a coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb). A ação, que integra o cronograma de atividades da Operação Verão e do programa ‘Ilhéus Cidade Limpa’, visa atender as zonas norte, centro e sul, com a coleta dos resíduos sólidos (lixo).

O prefeito Mário Alexandre mencionou que a Prefeitura manterá as estruturas de limpeza, segurança, saúde, transporte público e trânsito no decorrer da folia em variados pontos. “Ilhéus é linda e recebe muitos visitantes nestas festas. Mantê-la limpa e organizada é nosso dever”, destacou.

Na zona sul, o carro coletor da empresa CTA, para as áreas de praia, começa o serviço de coleta de lixo logo cedo, às 5h e 16h. O trajeto inicia na Ilha do Desejo, segue pelo Acuípe, Águas de Olivença, Jayri, Siriyba, Cai N’água, Milagres, Olivença, Batuba, Backdoor, Prainha, Gravatá, Porto da Lancha, Mar de Ilhéus, Cururupe, Milionários, Costa do Cacau, Jardim Atlântico, Praia da Concha e Praia da Maramata. Na área urbana da zona sul, no Hernani Sá o carro coletor passa às 6h, já no Pontal, Sapetinga e Jardim Pontal às 7h. A equipe de varrição da Prefeitura de Ilhéus, no Pontal e Hernani Sá, também trabalham cedinho, às 6h.

No intuito de proporcionar uma cidade mais limpa durante os festejos, a Secsurb destaca uma equipe composta de 20 agentes de limpeza, que farão os serviços de varrição e recolhimento de resíduos sólidos com o apoio de caminhão coletor no trajeto feito pelos blocos de carnaval.

Já no Centro da cidade, o carro coletor inicia os serviços a partir das 6h da manhã nas principais vias como avenidas Itabuna, Canavieiras, Litorânea Norte, ACM, também nas principais vias do Malhado (incluindo Central de Abastecimento), segue pela Soares Lopes, Tiradentes, Cidade Nova, Ladeira do Café, Sete de Setembro, Piedade, Conquista, 2 de Julho e Terminal Urbano. Na Avenida Soares Lopes, o carro coletor passará por volta das 8h. O bloco da limpeza com a equipe de varrição passa na Avenida Soares Lopes às 6h.

Na zona norte, o horário programado do carro coletor da empresa CTA, passará na orla praiana às 5h e 16h, recolhendo o lixo desde a ponte do bairro São Miguel até o km 30 das praias do norte, que incluem: Ponta do Ramo, Mamoã, Tulha, Verdes Mares (Barramares), Paraíso do Atlântico, Praia da Igrejinha, Jóia do Atlântico, Mar e Sol, Juerana, Condomínio Japará, São Domingos e São Miguel. Na Pontal da Tulha, especificamente, a equipe de varrição realiza os trabalhos de limpeza às 7h.

O titular da Secsurb, Hermano Fahning, destaca o papel da Administração na organização da cidade. “Preparamos tudo atendendo ao que foi determinado pelo prefeito Mário Alexandre, que pensou no bem-estar dos foliões que querem curtir toda a programação espontânea. Isto é um compromisso com a cidadania. Cuidamos ainda da iluminação pública, o que contribui com a segurança”.

A orientação é para os foliões que vão brincar o Carnaval do Povo, que devem ter cuidado com os pequenos resíduos descartados irregularmente, assim como, evitar urinar nas calçadas, vias públicas e canteiros. Para além disso, a secretaria assegurou que vai manter veículos de fiscalização circulando diariamente durante os dias de festa nos locais, bem como para o esvaziamento de lixeiras e contêineres.

Melhoria da iluminação – Para dar mais segurança e conforto na mobilidade urbana durante os dias de festa, o chefe de Divisão de Serviços Públicos, Alan Nascimento, relata que a Prefeitura ampliou a iluminação dos redutos carnavalescos com a instalação de projetores ao longo dos circuitos na Avenida Soares Lopes, inclusive no Centro de Convenções para o evento Feira das Nações, Pontal, Hernani Sá (palco na praça), Acuípe, Banco do Pedro e Jóia do Atlântico, zona norte do município.