Na tarde desta última quinta-feira (09), o plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus sediou a entrega dos certificados do programa Qualifica Bahia para dezenas de alunos e alunas de 13 cursos ofertados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Associação de Assistência a Produção e ao Desenvolvimento Sustentável (AAPDS).

O vereador Cláudio Magalhães (PCdoB), articulador para realização desse projeto de qualificação profissional no município, ressaltou o apoio dos deputados Alice Portugal (federal) e Fabrício Falcão (estadual), do secretário Davidson Magalhães (Setre) e de outros colaboradores locais. “Ilhéus foi contemplada ao todo com 18 cursos, em diversas localidades do município, ofertando cursos manutenção e reparo de celulares, cooperativismo e empreendedorismo, doces e salgados, corte e costura, entre outros”, disse.

“Alguns desses cursos ainda estão em andamento, outros começarão em breve. Conseguimos alcançar muitos locais, como: o Condomínio Sol e Mar, Aldeia Igalha, em Olivença, Avenida Itabuna, Avenida Esperança, São Francisco, entre outros. Esse programa de qualificação é muito importante para possibilitar a oportunidade de emprego e a geração de renda para nossos cidadãos e cidadãs ilheenses”, complementou.

Wenceslau Júnior superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre justificou a ausência do secretário Davidson Magalhães e saudou o público presente. “Temos presença grande de mulheres, aqui também povos tradicionais, originários, indígenas, de terreiro, quilombolas. Esse povo que na maioria da nossa história foi invisibilizado, excluído do orçamento público. Nós precisamos fazer essa reparação, através de políticas públicas, como a oferta desses cursos para preparar as pessoas para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, também em sua organização coletiva, por meio de associações e cooperativas para fomentar economia solidária”, destacou.

O vereador Abraão Oliveira dos Santos (PDT), presidente da Câmara de Ilhéus, ressaltou o empenho do governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula em levantarem a bandeira da qualificação profissional. “A gente percebe que a grande dificuldade hoje no Brasil é a falta de qualificação e o desemprego, que assola as famílias. O desenvolvimento de políticas públicas para qualificação profissional não pode parar. Cada um de nós deve orientar, levar informações que hoje temos as oportunidades ofertadas pelos governos de qualificação para que o cidadão possa participar do eixo social do trabalho”, destacou.

Na composição da mesa no evento estavam Abraão, presidente da Câmara de Ilhéus, o vereador Cláudio Magalhães, Aldenes Meira, presidente AAPDS, Érico Fontes, coordenador do SineBahia em Ilhéus, Gilson Costa, coordenador da AAPDS, Alessandra Sena – professora do Qualifica Bahia / Ilhéus e Edna Juerana – aluna do Qualifica Bahia / Ilhéus. Prestigiaram a cerimônia também, o vereador Jerbson Moraes (PSD) e o ex-vereador Makrisi Angeli (PT).

Programa Qualifica Bahia em Ilhéus – Tem o intuito de capacitar os alunos, a partir de 16 anos, através do ensino profissionalizante, com objetivo de promover a oportunidade para autonomia financeira, em todos os seus cursos. Conta com modulo de capacitação social para falar dos diretos, deveres como cidadão e sobre o mercado de trabalho, ainda orienta para microempreendedorismo individual, na cidade conta 20 alunos por turma.

Depoimentos de alunos que participaram de cursos

“Eu achei uma iniciativa muito importante para a comunidade, porque é uma população carente que necessita de um preparo para ingressar no mercado de trabalho. Eu já fiz alguns cursos pagos que não tinham metade da qualidade que eu percebi neste daqui. Isso foi de grande importância para a população e de grande valia para mim também. Achei muito importante o apoio do vereador Cláudio Magalhães, uma forma de cuidado para com a comunidade, a população mais carente principalmente”, declarou Carla Oliveira de Santana Santos.

“Achei o curso muito bom, importante para gente aqui da comunidade e principalmente sobre o vereador, gostei bastante ele conseguir esse projeto para gente”, disse Leandro Santos do Anjos.

“Achei o curso muito bom e a iniciativa do vereador ótima também, porque está olhando para comunidade e está entendendo que as pessoas têm que ser profissionais. Então essa iniciativa é exemplar, porque está olhando para comunidade, entendendo o que ela está precisando”, comentou Igor Araújo.