A corrida contra o tempo esta a cada dia acelerando a vida das pessoas nas grandes cidades. Ilhéus não é diferente. A opção por veículos sob duas rodas é uma realidade que otimiza a dinâmica do dia a dia.

Segundo dados do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atualmente circulam mais de 10 mil motocicletas dentro da cidade, um dado que chamou a atenção do vereador Jamil Ocké.

“O numero de motocicletas no trânsito das grandes vias de Ilhéus é muito intenso, por isso senti a necessidade de criar um projeto que dinamize o fluxo nas ruas, respeitando esta tendência do ilheense de se locomover cada vez mais com este estilo de veiculo”, informou Jamil, autor do projeto de lei de nº 030/2016 protocolado na Câmara Municipal no dia 07 de junho de 2016, que estabelece a obrigatoriedade de se criar uma separação ou área reservada para a parada de motocicletas, junto à faixa de pedestre nos semáforos das vias de maior circulação da cidade. Uma ação que pode vim a reduzir o numero de acidentes no transito.

Nos últimos 4 anos foram registrados, na Bahia, 12.325 internações de acidentes em motocicletas, um dado que preocupa a população, já que o imediatismo do dia a dia torna este veiculo de transporte o mais rápido para circulação.

“Com a implantação das faixas, previstas neste projeto, haverá a diminuição de acidentes provocados pela costura das motocicletas no trânsito da cidade, além de desobstruir as avenidas e ruas cujo trafego é intenso”, informou jamil.

Atualmente o projeto está em tramite na Câmara Municipal de Ilhéus e passará pela comissão de transportes antes de ser colocado em votação. “Espero que os colegas parlamentares entendam a importância deste projeto para a cidade e votem favorável a sua execução, é um projeto barato e de rápida execução mas de grande efeito para a ordem do trânsito da cidade pois facilitará a vida dos motoristas que são surpreendidos pela costura das motocicletas nos semáforos da cidade”, completou o vereador Jamil Ocké.

Fonte: calianajornalista@outlook.com