Existem pessoas adultas que quando estão conversando com uma criança e mentem a fim de passar por cima de evidente maneira de enganar, seja qual for o motivo, muitas vezes deixam de imaginar o grande mal praticado! Contudo, quando essa mesma criança o repele afirmando que determinado adulto está mentindo, ele apenas dá risada!
Começa aí um triste equívoco destinado a uma geração que passará a desconfiar e perder a confiança nos mais velhos ou experientes. Alguns políticos de hoje teriam herdado essa triste herança maldita, tirando-os o gosto de viver a transparência em favor da verdade que tem uma só face. Foi o aprendizado deixado pelos patronos familiares ou nasceu vivendo a sua própria índole da ausência de viver os caminhos do bem.
Há muitos anos Imaginamos, se falar sempre a verdade é bom para a reputação e perigoso para a carreira dos homens, principalmente, dos políticos? Pessoas bem-sucedidas nunca mentem, mas, de vez em quando, elaboram uma versão mais criativa da verdade, criando trajetórias cheias de maldades, desafiando a lei da moralidade e do respeito entre si e as outras pessoas que estão ao seu lado.
Mas a pior de todas as mentiras é aquela que foi descoberta, passando para a existência de um clima de desarmonia entre a moral e o respeito. No pulo, no flagra, com a mão na cumbuca, com a boca na botija, nessas conversas telefônicas que se tornaram comum e trivial no Brasil, para quais lugares estão sendo conduzidos os homens públicos nosso país com essas corrupções e artimanhas?
Tenho assistido pelos veículos comunicações aos inúmeros interrogatórios que me fez lembrar a Santa Inquisição. Quando existia uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos àqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica. E o Brasil vive momentos em que se tornou um lugar onde os governantes omitem a verdade ou se recusam a prestar contas dos seus desmandos e esconde a transparente seriedade com a verdade.
São criadas todos os dias as chamadas comissões da Verdade! Quais as verdades se todas elas estão sofrendo com tantas aptidões cheias de falsas formalidades, buscando apenas sentimentos humanos que não dignifica atualmente inúmeras pessoas. E o desrespeito total pela população é igual ao desrespeito global pela autonomia. Os grandes gênios escreveram maravilhosas páginas da história brasileira, deixaram ensinamentos com sábias palavras, todavia, foram esquecidos.
“De tanto ver triunfar as nulidades da vida, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto crescer a injustiça, de tanto agigantar-se os poderes nas mãos dos maus; o homem chega a desanimar-se da virtude e rir-se da honra, e passa a ter vergonha de ser honesto”. “Pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo: é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão de lei, da língua e da justiça”. Ruy Barbosa.
Existem coisas em nosso mundo que só poderão ser vistas por olhos que ainda conseguem chorar. Tudo isso porque falta o sentimento de patriotismo e amor a esse tão majestoso Universo que habitamos. Não podemos desistir imaginando que tudo jamais mudará e os nossos governantes desistam de ter vergonha, e deixem de ficar aplicando tantas imoralidades, ludibriando os eleitores. Eles têm que raciocinar readquirindo o amor próprio, continua enganando a si mesmo!
Vale refletir que a prisão não são as grades de tantos presídios construídos, espalhados em nosso país, nem a liberdade é a rua! Existem homens livres colocados algumas vezes nas prisões e outros soltos nas ruas exercendo práticas de crimes até hediondos, e assistindo a morosidade da justiça dos homens que jamais os alcançam! É uma questão de consciência que deve reinar dentro de pessoas que são gente, e não animais irracionais! A vida na verdade acaba para os homens quando eles perdem realmente a vergonha. PENSEM NISSO!!!
Eduardo Afonso – (73) 98844-9147 – Ilhéus-Bahia
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.