Depois de estudar o assunto e ouvir especialistas e profissionais outros da área, o Vereador Luiz Carlos Escuta, PSD, protocolou nesta terça-feira, 8, projeto indicativo nº 623/2020 que propõe implantar no município de Ilhéus, um NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO PSICOSOCIAL (NAP), focado no atendimento especifico às famílias que tenham membros com quadros depressivos e/ou reações suicidas. Este núcleo especializado em início de distúrbios e/ou transtornos, deve ser composto por profissionais como psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, podendo ser vinculado ao CAPS-IA local, que já trata de doenças mentais.
Suicídio e depressão são muito relacionados. Geralmente a pessoa manda uma série de sinais através do comportamento, mas que nem sempre são percebidos ou então não são levados a sério. A família pouco percebe no início e, nada, sozinha pode fazer. Por isso a importância do acompanhamento ao paciente. Qualquer pessoa que tenha um agravamento muito severo de um quadro depressivo, a ponto de não querer mais viver (mesmo que não mencione se matar), é um candidato em potencial ao suicídio. “Apesar da importância das campanhas e tantos outros atos, precisamos contribuir com açoes comcretas, na implantação do NAP”, afirmou o propositor ao Jornal do Radialista.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
Portanto, bstante salutar e oportuno a ideia do vereador Luiz Carlos Escuta, que de forma objetiva busca no ente público municipal o apoio na concretizção de um projeto concreto: A implantação urgente do NAP. Decerto, o prefeito tomará as providências necessárias para esta demanda.

ESCUTA, vereador diferenciado.









Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.