Centenas de estudantes participaram do processo seletivo do vestibular 2019.1 da Faculdade de Ilhéus, realizado no dia 25, no campus localizado à margem da Rodovia Ba 001, na zona sul da cidade. As provas tiveram início às 8 horas e prosseguiram até o meio-dia. Os aprovados no exame farão as respectivas matrículas no período de 5 a 12 dezembro, na secretaria da Faculdade.

O Vestibular oferece vagas nos cursos de graduação em Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Nutrição, que têm obtido boa aprovação por parte do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos se dizem atraídos pela Faculdade de Ilhéus em virtude da infraestrutura oferecida na sede própria, pela repercussão positiva do ensino e a respectiva credibilidade da instituição.

A prova de Redação do Vestibular 2019.1 disponibilizou três enunciados para livre opção do candidato. O primeiro se referiu ao crescimento dos casos de suicídio no País, cuja média nacional atual é de 5,5 casos a cada 100 mil habitantes. O segundo sugere dissertação em torno de ressonâncias subjetivas da língua portuguesa para a identidade de gênero, como no caso da separação de banheiros entre Feminino e Masculino, quando muitas meninas acham que o correto é feminina.

O terceiro enunciado da prova de Redação foi sobre o impacto das redes sociais nas últimas eleições presidenciais no Brasil, o rastreamento de mensagens e o fenômeno fake news.  O primeiro e o terceiro enunciado foram os mais escolhidos pelos candidatos durante o exame vestibular.

O terceiro enunciado da prova de Redação foi sobre o impacto das redes sociais nas últimas eleições presidenciais no Brasil, que teve como principal protagonista o WhatsApp, cujas mensagens são criptografadas, o que torna difícil rastreá-las para avaliar a dimensão de sua influência no resultado do pleito.  O primeiro e o terceiro enunciado foram os mais escolhidos pelos candidatos durante o exame vestibular

A Faculdade informa que, após o processo seletivo, se reserva ao direito de utilizar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, para efeito de preenchimento das vagas remanescentes. Caso ainda restem vagas, há possibilidade de oferecer uma segunda chance do Vestibular, provavelmente no próximo mês de janeiro, antes do início do semestre letivo.