Fomentar a cultura, o turismo e divulgar sabores da culinária baiana. Essa é a proposta do projeto “Do Dendê ao Cacau: Festival Gastronômico da Bahia”, iniciativa que reúne chefs renomados do Brasil e chega para fortalecer o setor dentro do processo de retomada da economia da região. O lançamento do projeto aconteceu na noite da última terça-feira (14), no Bataclan, Centro Histórico de Ilhéus.

O ato contou com as presenças do prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito Bebeto Galvão, vereadores, organizadores do evento e empresários do setor. Para Mário Alexandre, o festival repõe as perdas econômicas sofridas pelo setor na pandemia, após dois anos de paralisação das atividades.

“Nós estamos lançando o primeiro festival gastronômico da Bahia e trazendo chefs renomados do Brasil. Essa parceria com empresários, com o Sebrae e o Governo do Estado fomenta não apenas o turismo, mas a gastronomia. Vamos agregar o festival ao Viva Ilhéus, uma das maiores festas do nosso estado”.

O gestor lembrou que o evento capacita os profissionais que atuam no setor, gera emprego, renda e fortalece a economia local, além de exportar o nome da cidade por meio da rica culinária. Ele destacou que já foi solicitado à Câmara de Vereadores a inclusão do evento no calendário turístico do município.

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Conforme o coordenador do projeto, Fred Costa, 20 empresas distribuídas entre restaurantes, bares, cabanas de praia e pousadas participarão da iniciativa. O evento acontece 14 a 28 de junho, em diversos espaços espalhados pela cidade, incluindo arena gastronômica; palestras e aulas-shows.

“A gente viaja o Brasil e mundo buscando qualificação e cursos de gestão relacionados à gastronomia. E aqui em Ilhéus teremos a oportunidade de receber palestras e treinamentos com nomes fantásticos. É muito difícil reunir uma equipe dessa num evento. Todos os interessados devem aproveitar, porque é uma oportunidade rara”, destacou o empresário João Paulo Kruschewsky.

Programação –  De 25 a 28 de junho, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, acontece a parte festiva do evento, na qual os restaurantes terão visibilidade e uma oportunidade extra de vendas. Também ocorrerão ações pontuais nas empresas participantes, incluindo mesa redonda, discussão de métodos e processos de gestão de restaurantes.

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