A Prefeitura de Ilhéus realiza um processo contínuo de capacitação da equipe técnica com vistas à implantação da coleta seletiva no município. Na última quinta-feira (10), representantes do Recicla Ilhéus, diretoria da Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (COOLIMPA) e catadores do antigo Lixão do Itariri se reuniram no Centro Administrativo para dialogar sobre as etapas do projeto.

Na ocasião, o titular da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), João Aquino, dialogou com os presentes sobre a importância da iniciativa. A Prefeitura acompanhará o processo de implantação da coleta seletiva, prestando apoio à COOLIMPA para promover um serviço de qualidade, que traz resultados econômicos e reais.

“Por meio desse projeto, Ilhéus passa a integrar o rol de cidades que realizam a destinação ambientalmente adequada dos seus resíduos, com a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis”, explicou o capacitador André Dantas.

O Recicla Ilhéus visa construir um consenso acerca da importância de agregar os catadores, que terão todo apoio do poder público municipal e acompanhamento das instituições de controle. “Queremos ir às ruas fazer a mobilização da sociedade, a fim de que possamos ofertar o serviço de forma institucionalizada e com a participação dos munícipes”, acrescentou Dantas.

A equipe multidisciplinar é composta por integrantes de diversas secretarias e será responsável pela execução do projeto, desde o treinamento de catadores, articulação de parcerias, mobilização da comunidade e comunicação.

“Saímos do lixão para uma cooperativa. A maioria voltou, mas sempre fiquei na cooperativa porque sabia que um dia o lixão iria fechar e eu teria os parceiros de novo. Eu estou pronta para receber cada um deles”, disse Deizemeire da Silva, presidente da COOLIMPA.