Por aclamação, Ricardo Lima e Manfredo Lessa foram reeleitos nesta quarta-feira, 04, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Federação Bahiana de Futebol. Os dirigentes encabeçaram a única chapa inscrita para o pleito, a “FBF 23 A 27 – MAIS GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E MODERNIDADE”.

Eleitos em 2018 pela primeira vez, Lima e Lessa concluirão o atual mandato em janeiro de 2023. Na oportunidade, eles iniciarão o novo mandato, para o quadriênio 2023-2027.

Além do presidente e do vice, também foram eleitos Neomar Amorim Santos, Carlos Alberto Ventura Ferreira e Wildbergue José Andrade dos Santos, como membros efetivos do Conselho Fiscal, e Jorge Luiz Andrade Santos e Rafael Paiva Freitas, como membros suplentes.

AGE – A Assembleia Geral Eleitoral foi realizada na manhã desta quarta-feira (4), no salado Jade do Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Compareceram à eleição presidentes e representantes de clubes e ligas filiadas com direito a voto, convidadas, autoridades, árbitros e profissionais de imprensa.

A AGE foi comandada pelo presidente da Comissão Eleitoral, Gustavo Teixeira. Também sentaram à mesa a Dra. Lisandra Colossi, como secretária da Assembleia, Dra. Juliana Camões, indicada pela presidência da OAB/BA, e os representantes dos filiados, Enéas Soares, presidente da Liga de Valença, e Gegê Magalhães, presidente do Esporte Clube Jacuipense.

Após a leitura do edital, foi aberta a votação, mas o presidente do Alagoinhas Atlético Clube, Albino Leite, propôs a eleição da chapa única por aclamação. O A proposição foi aceita por unanimidade, com base no artigo 44 do Estatuto da Entidade, que diz que quando houver apenas uma chapa é permitida a eleição por aclamação.

Além do colégio eleitoral, também teve direito a voto o representante dos jogadores profissionais de futebol, indicado pelas entidades da Série A, Fábio Lima.

Já eleito, Ricardo Lima agradeceu o apoio dos filiados e destacou o compromisso para o fortalecimento do futebol baiano. “Com grande honra recebo essa missão mais uma vez. Faço meu agradecimento especial a Deus, à comunidade do futebol baiano, à minha família, representada pela minha esposa Taíse Galvão. Administrar o futebol em um dos estados mais importantes e representativos do país não é fácil. Só pude ter êxito com participação de todos vocês, que foram parceiros. Tenho certeza que seremos protagonistas no cenário nacional. O ano de 2021 foi atípico para o futebol baiano, mas o de 2022 será de retomada. Buscamos um futebol igualitário, sem distinção. É compromisso nosso, também, a diminuição da desigualdade de gêneros, não só dentro de campo, mas em toda a cadeia do futebol. Agradeço, mais uma vez, a todos que confiam na nossa diretoria. Estamos plenamente disponíveis à comunidade do futebol baiano para que possamos colher, juntos, os melhores frutos possíveis”.

Manfredo Lessa, por sua vez, destacou a honra de ser eleito vice-presidente pela terceira vez. “Agradeço a todos pelo comparecimento. Somos sabedores das distâncias que muito precisaram percorrer para estarem aqui. Agradeço a Deus, nosso Senhor do Bonfim. Graças a eles estamos aqui hoje, superamos momentos de muita dificuldade desde março de 2020. Agradeço aos meus pais por tudo que sou hoje. Deixo meu agradecimento, também, à minha família, minha esposa, meus filhos. Pela terceira vez sou eleito vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol e isso não é demérito. Pelo contrário, me agrada muito, é uma honra. O grande marco da nossa gestão é a união, não só da nossa diretoria, mas de toda a cadeia do futebol

O edital da eleição foi publicado nas edições dos dias 23, 24, 25 e 26 de abril do Jornal Correio, além do site oficial da FBF. No portal também foram publicados todos os atos oficiais da Comissão Eleitoral, Regulamento Eleitoral, Colégio Eleitoral e Estatuto da entidade.

Clique aqui e confira mais imagens

Fotos: Max Haack / FBF