O governador da Bahia, Rui Costa, disse que irá aumentar o número de leitos de Covid-19 no Hospital Espanhol, em Salvador. Além disso, Rui contou que analisa a volta do uso obrigatório de máscaras em determinados ambientes. As declarações foram feitas durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (28).

Rui Costa não comentou em quais lugares o uso obrigatório da máscara poderá ser exigido novamente. De acordo com o governador, os leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) serão ampliados até o final desta semana. Ele falou que o Espanhol terá o máximo de leitos para atender os pacientes contaminados com o vírus, mas não detalhou o número.

Além disso, o ele contou que vai se reunir com a secretária de saúde nesta segunda-feira para discutir as medidas de combate à Covid-19 no estado.

“O quadro preocupa porque são diversas variantes e existem casos em que elas contaminam ao mesmo tempo. O padrão de contaminação continua sendo pessoas não vacinadas e pessoas idosas”, afirmou o governador.

O governador ainda detalhou que as pessoas internadas na UTI são, em sua maioria, idosos que não se vacinaram contra a doença. O maior número de casos de Covid-19 está concentrado em Salvador e na região metropolitana e os índices ainda são considerados baixos no interior do estado.

Em toda Bahia, a taxa de ocupação geral dos leitos em unidades para tratamento da Covid-19 é de 64%. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 78% dos leitos de UTI adulto estão ocupados, enquanto os de UTI pediátrico estão em 35%. Os leitos clínicos adultos estão com 52% de ocupação e os pediátricos em 90%.

Em Salvador, a taxa de ocupação dos leitos para tratamento da doença é de 84%. Os leitos de UTI adulto estão em 85% e os de UTI pediátrico em 47%. Já os leitos clínicos adulto estão em 88% e os infantis em 90%.