A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou o balanço parcial da vacinação antirrábica em Ilhéus. De acordo com dados, até o dia 25 de agosto, foram vacinados 10.504 animais nas zonas urbana e rural da cidade, chegando a 50,43% da meta de imunização. A Sesau explica que a campanha segue até o dia 30 de setembro e visa atender localidades que ainda não receberam as ações.

“As equipes têm se dedicado para alcançar a meta e garantir a eficácia dos serviços em todo o território municipal”, destacou Eduardo Nora, titular da Sesau. Além das ações semanais, que ocorrem de forma itinerante, a secretaria realizou no último sábado (2), o Dia D, com oferta da vacinação em diversos pontos da cidade.

A campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos é a principal estratégia para manter os animais imunizados contra a doença, bem como proteger a população. A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o sistema nervoso central, podendo ser transmitida principalmente pela mordida, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Os dados são atualizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O cronograma será divulgado semanalmente, incluindo as localidades de Jairi, Sirihyba, Águas de Olivença e demais redondezas da Zona Sul.