A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai participar da 1º reunião para alinhar as ações relacionadas ao Mutirão do Diabetes, coordenado pelo Hospital de Olhos Beira Rio. O encontro será realizado na quinta-feira, dia 16, às 14h30min, na sede do Hospital.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, disse que a primeira etapa do Mutirão do Diabetes vai acontecer nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado (CAIC), no Bairro Jardim Primavera.

“Vamos fazer uma busca ativa dos pacientes com o apoio do Departamento de Atenção Básica. Cerca de mil pacientes farão uma triagem para avaliação da retina, com o objetivo de identificar esse problema oftalmológico causado pelo diabetes, que é a retinopatia diabética. No caso de se achar outra doença, ele é encaminhado para o oftalmologista de maneira geral”, explicou. Segundo ela, o Mutirão do Diabetes vai ganhar outro formato, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Muitos não sabem, mas a retinopatia diabética causa lesões aos vasos sanguíneos da retina, membrana localizada no fundo do olho. Isso ocorre quando há alta concentração de glicose no sangue, que afeta os vasos sanguíneos, levando ao rompimento e liberando fluidos prejudicando a visão. O acometimento da retina também é prejudicado com o fechamento dos vasos, fazendo com que não haja circulação sanguínea no local.

O evento acontecerá no Hospital de Olhos e contará com as presenças dos  secretários e dirigentes de órgãos municipais envolvidos com o evento. “Vamos  estudar, como cada secretaria pode colaborar com o mutirão”, disse Lívia Mendes.