A adequação do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU de alguns imóveis de noves bairros de classe alta e média em Itabuna que tiveram revisão cadastral foi explicada na tarde de terça-feira pelo secretário municipal da Fazenda, Marcos Cerqueira, na Câmara de Vereadores de Itabuna. O secretário atendeu a convite dos vereadores para explicar em audiência pública o porquê de revisão nos carnês de IPTU.

Nos esclarecimentos que prestou, o secretário Marcos Cerqueira disse que não houve aumento no imposto predial. Segundo ele, a Prefeitura de Itabuna apenas adequou os valores de acordo com a condição real dos imóveis. Além disso, afirmou que dos 105 mil imóveis cadastrados pelo município somente 13% foram adequados enquanto para 87% não haverá alterações por conta de a totalidade ser de imóveis que estão ajustados à realidade.

Citou alguns exemplos e disse que havia imóveis em bairros nobres da cidade que estavam pagando IPTU com valor de Minha Casa, Minha Vida, quando o Código Tributário do Município exige que sejam enquadrados na realidade do bairro onde se localizam. 

O secretário da Fazenda garantiu aos vereadores que o contribuinte que tem alguma discordância do valor lançado para pagamento no carnê do IPTU pode apresentar reclamação junto ao Departamento de Tributo. “Estamos recebendo as pessoas que desejam reclamar, ouvindo-as e determinando verificações necessárias para que tudo seja devidamente esclarecido”, afirmou.