A Secretaria Municipal da Cultura (Secult) está convocando uma roda de conversa que vai tratar de temas ligados à contratação de músicos locais e o fortalecimento da capoeira, para os dias 21 e 22 de maio, às 19 horas. A ideia é estabelecer uma regulamentação para a definição de cachês e repasses diretos a eventos calendarizados, criando assim uma referência para artistas da música e um circuito calendarizado para a capoeira.

No dia 21, terça-feira, músicos, compositores, bandas e demais artistas da música vão discutir uma tabela padrão de remuneração das bandas válida para dois anos, com possibilidade de renovação no biênio. “A ideia é estabelecermos um parâmetro de cachê para o setor, com critérios bem estabelecidos. A tabela irá facilitar o contrato e o processo de referência de contratação de bandas pelo Município”, salienta o secretário Pawlo Cidade. E acrescenta: “A profissionalização do músico e das bandas requer um processo de qualificação que passa pela institucionalização, portfólio, histórico, formação musical, composição mínima de criação do grupo e registro da marca pelo INPI”.

Já a Capoeira irá discutir uma nova proposição de política pública que será apresentada pela Secult, a partir de critérios bem definidos que permitirá o repasse direto a grupos e núcleos já constituídos há mais de cinco anos para realização de seus encontros, troca de cordões e batizados. O encontro com o segmento será na quarta-feira, dia 22, também às 19 horas. “Toda vez que a gente pensa numa ação para um determinado setor, primeiro ouvimos os envolvidos, a partir de uma minuta baseada em informações sobre o segmento e só assim traçamos as diretrizes para a consecução dos objetivos propostos”, salienta o Chefe de Culturas Populares e Identitárias, Mestre Ney.