Na tarde da quinta-feira (28) foi realizada a sessão especial de autoria do vereador Pastor Matos (PSD), no plenário da Câmara de Ilhéus. A sessão  foi alusiva ao Dia Nacional de Missões, solenidade dedicada a homenagear as igrejas de Ilhéus pelas ações missionarias, educativas, sociais e culturais realizadas no município.

A Missão reflete sobre a urgência e o dever de ajudar o próximo, sendo destinada a todos os homens de boa vontade, fundada sobre os princípios do Evangelho. A cooperação missionária é realizada através de orações, sacrifício e testemunho de vida, por meio da ajuda material aos projetos missionários ou colocando-se à disposição para servir em missões. O objetivo, destacou o vereador Matos, “é celebrar a unidade da Igreja através da partilha e fraternidade, onde os filhos de Deus festejam a universalidade da Missão em colaboração intensa com a força do Espírito Santo”.

Na oportunidade, o vereador Ivo Evangelista ressaltou a relevância social do trabalho missionário desempenhado pelas igrejas cristãs no município e aproveitou o ensejo para contestar o posicionamento daqueles que desejam a extinção da leitura dos salmos bíblicos no início das sessões parlamentares. Ivo afirmou se tratar de uma tradição que reflete valores culturais do país e agrega ensinamentos universais voltados ao bem comum e a prática da fraternidade.

Já o vereador Gil Gomes, em uso da palavra, repudiou o movimento ideológico encabeçado por organizações como a Rede Globo e o Banco Santander, que vêm promovendo campanhas e conteúdos televisivos permeados por mensagens de apologia ao crime e a desconstrução de valores cristãos como a preservação da família.

A sessão especial contou a participação de representantes de diversas Igrejas de Ilhéus como o Pastor Gustavo Neto, Presidente da AMEI, Pastor José Roberto, vice-presidente da Assembleia Deus de Ilhéus, Pastor Carlos Roberto, representante da Igreja Adventista, Pastor José Brandão, Presidente das Assembleias de Deus de Banco da Vitória, Missionária Tereza, representando a Deputada Ângela Sousa, o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio, o representante do Secretário de Serviços Urbanos, Benilson Veloso, além do Quarteto Ânfora, da Igreja Adventista do Sétimo Dia e do Núcleo Cristão da Polícia Militar que foi representado pela missionária Elisangela. Durante o encerramento ocorreu um clamor missionário e posteriormente aconteceu a entrega de diplomas para todos participantes.