O turistas que embarcarem para Morro de São Paulo a partir deste sábado vão ser surpreendidos com o pagamento de uma taxa de R$ 20 para acessar um dos paraísos mais disputados da Bahia. Suspensa desde o início da pandemia por um decreto aprovado pelo legislativo municipal de Cairu, a cobrança da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA) voltará a ser realizada amanhã. O diferencial é que agora ao invés de pagar na entrada da Ilha, os visitantes vão ser cobrados na hora da compra da passagem no Terminal Marítimo de Salvador e no Terminal Hidroviário de Valença, no Baixo Sul do Estado.

A cobrança estava suspensa desde o mês de março, quando as primeiras medidas de prevenção ao Covid-19 foram estabelecidas no município de Cairu.

ISENTOS E MEIA-ENTRADA

Crianças menores de 5 anos e pessoas maiores de 60 anos não pagam. Terão direito à meia entrada, estudantes, pessoas com necessidades especiais e cadastrados em programas sociais de baixa renda, desde que comprovem tais condições. Pesquisadores da fauna e flora do município também são isentos, mediante comprovação, assim como profissionais à trabalho no destino turístico.

ENTENDA A CONRANÇA

De acordo com a Prefeitura Municipal de Cairu, é cobrada uma taxa para todos os turistas que visitam o arquipélago. O objetivo é assegurar a manutenção, restauração e preservação desse patrimônio. Vinte e seis ilhas fazem parte do município, entre elas estão a Ilha de Tinharé, onde se encontra a vila de Morro de São Paulo, e a Ilha de Boipeba, também conhecida pelas suas belezas naturais.