O programa de requalificação do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), reinaugurado no dia da cidade, incluiu a instalação de uma série de modernos equipamentos de som e iluminação cênica. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Paulo Atto, os recursos de sonorização, que não existiam antes, e de iluminação, garantem ferramentas fundamentais, principalmente para a realização de grandes espetáculos.

Atto explica que o sistema de sonorização inclui, entre outros, caixas amplificadas, mesa de som de 16 canais e reprodutor de CD, DVD e MP5. Já os equipamentos de iluminação cênica, que contam com acessórios de última geração, possuem moving lead, máquina de fumaça, canhão seguidor digital e ribalta bean móvel com leds.

O secretário de Cultura informa que, no que diz respeito à galeria voltada para exposições, a iluminação foi reequipada com varas fixas e refletores spot móveis, plenamente adaptados ao espaço e às obras que serão iluminadas. A| recuperação do Teatro Municipal de Ilhéus abrangeu desde a estrutura de metal no teto, o forro, o telhado e novos condicionadores de ar até a substituição do carpete e das poltronas da plateia. Além de nova pintura, a casa de espetáculos ganhou conceitos de acessibilidade: dentre as novas poltronas, há cinco para pessoas com obesidade, cinco removíveis para cadeirantes, banheiro no palco e acima da plateia exclusivo para portadores de necessidades especiais.