Desde a primeira semana do mês de outubro passado acontece na Associação Centro Educacional de Ação Integrada(ACEAI) a Oficina de Iniciação Teatral conduzida pela diretora e atriz do grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI), Tânia Barbosa, que tem como público-alvo meninas de 9 a 14 anos moradoras dos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II.

O trabalho realizado pela experiente diretora é uma contribuição voluntária do TPI e mobiliza crianças e adolescentes que já estudam balé na sede da associação e que agora terão a possibilidade de aprender técnicas e jogos teatrais. A oficina tem um primeiro módulo com duração de 3 meses. Ao final do período acontece  uma mostra com pequenas cenas construídas ao longo das aulas.

A ACEAI tem como missão acolher e promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. A instituição tem origem no ano de 1987, quando as Irmãs Missionárias da Santíssima Trindade iniciaram um trabalho de evangelização no bairro que tem aproximadamente 25.000 habitantes, dotado de locais de alto risco, com uma população com vulnerabilidade socioeconômica e que por meio do trabalho social atende à essa comunidade visando contribuir e fortalecer com a implementação das Políticas Públicas, sobretudo a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.