Competições esportivas movimentaram as zonas turísticas Baía de Todos-os Santos e Caminhos do Jiquiriçá, no último fim de semana, com a participação de atletas baianos e de outros estados. Eles aproveitaram o tempo livre para fazer passeios e desfrutar da gastronomia. Os eventos tiveram o incentivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

Salvador sediou a Copa Vela Baía de Todos-os-Santos, promovida pela Via Náutica Consultoria e Guarderia Beira Mar, na Península de Itapagipe. Foram 61 embarcações, entre veleiros e windsurf, com a participação de mais de 100 atletas da Bahia, Sergipe, Alagoas e Mato Grosso.

A capital recebeu também o Campeonato Baiano de Futevôlei 2×2, na Arena Parque Santiago, no Parque Bela Vista, com 240 participantes de diversos municípios do interior. Ainda em Salvador, 180 atletas disputaram o Torneio Regional Norte-Nordeste de Polo Aquático, no Centro Olímpico de Natação, na Avenida Bonocô.

Já no município de Santa Terezinha, nos Caminhos do Jiquiriçá, a Federação Baiana de Ciclismo realizou o Suba 100 Challenge XCM, o maior evento de mountain bike do país. A competição reuniu 1,5 mil ciclistas, que fizeram o percurso ecológico de 160 quilômetros.

“A Bahia é um dos destinos mais procurados do país para a prática esportiva, porque oferece infraestrutura e condições naturais para diversas modalidades. As competições trazem atletas e seus acompanhantes de fora, que se transformam em turistas, antes ou depois das provas. Por isso, o Governo do Estado incentiva o turismo esportivo”, pontuou o coordenador de eventos da Setur-BA, Pedro Gramacho.