A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) reuniu, na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, a administração superior, diretores de departamentos, coordenadores de colegiados e assessores para o lançamento do SIGAA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica.

Com o novo Sistema a comunidade passa a ter, na palma da mão, tudo o que precisa para resolver as diversas pendências da vida acadêmica. Consultas a dados, interatividade, emissão de documentos, lançamento e consulta de notas: tudo a poucos cliques de distância e em um só lugar.

O sistema irá integrar os processos acadêmicos da Uesc trazendo mais flexibilidade e transparência nos processos. “Tudo isso em uma visão integrada, que deve facilitar a vida do público acadêmico que pode ser acessado fora da rede da Universidade, em modo remoto”, explica o professor Jaubert Weyll Abijaude, diretor da Unidade de Desenvolvimento Operacional, da Universidade.

O reitor, Alessandro Fernandes, destacou “o esforço da Uesc para implantação do Sistema, cuja necessidade começou a ser avaliada em 2020, passando por vários estágios, inclusive capacitações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para chegar à fase atual já foram investidos pela Universidade R$ 5 milhões de reais em equipamentos.  Trata-se de uma modernização tecnológica que inclui todos os departamentos e oportunizem melhor a execução das nossas atividades”.

Segundo o professor Eduardo Palmeira, coordenador do processo de implantação do SIGAA na Uesc, ao ser disponibilizado, em breve, ao público universitário, o SIGAA deve tornar mais ágeis processos cotidianos para docentes, discentes e técnicos. “Deverá ser um impacto positivo, uma vez que ele reúne o acesso a muitas ferramentas utilizadas no dia a dia da universidade”.

“Atualmente, é necessário acessar plataformas diversas com lógicas próprias para executar ações que logo estarão disponíveis de modo unificado no SIGAA. Mas não é um processo que possa ser implantado rapidamente. Estamos avançando, somos a primeira estadual na Bahia a implantar o sistema, hoje, por recomendação do Governo do Estado, as demais universidades devem aderir ao SIGAA”, frisou o professor Gustavo Lisboa, assessor de Planejamento da Uesc.