Termina hoje (31), o prazo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que o eleitor de Ilhéus possa realizar o recadastramento biométrico. O município possui 137.977 mil eleitores mas ainda há cerca de 35 mil que não compareceram aos pontos de atendimento, na sede do TRE (zona oeste), na Biblioteca Pública (centro) ou na Faculdade de Ilhéus (zona sul). Por este motivo, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, protocolou junto ao TRE um pedido de prorrogação do prazo e aguarda um parecer do presidente José Edivaldo Rocha Rotondano.

No documento, o prefeito ressalta o empenho da Administração Pública Municipal, dos servidores dos cartórios eleitorais, das equipes dos postos avançados, dos magistrados, da Comissão da Biometria e do próprio presidente do TRE, que determinou, nos últimos dias, a ampliação dos horários de atendimento (inclusive aos sábados e domingos), fazendo o possível para evitar contratempos. No entanto, informa que o comparecimento do eleitorado de Ilhéus foi insuficiente, não atingindo até a presente data a meta traçada pelo TRE-BA.

De acordo com o documento, nos últimos dias vêm ocorrendo a formação de longas filas nos locais de atendimento, por conta da proximidade do fim do prazo de recadastramento biométrico gerando grande angústia e desconforto ao cidadão ilheense. O pedido é para que o TRE estenda o prazo até 28 de fevereiro, “mantendo-se o atendimento durante todos dias da semana (inclusive aos sábados e domingos), e no mesmo horário, interrompendo seu atendimento apenas no intervalo de carnaval (09 a 14/02/18)”, período do carnaval.