A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei complementar que amplia de dois para quatro anos o prazo máximo para os contratos dos servidores do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) da educação.

Apenas o vereador Hilton Coelho (PSOL) votou contra o projeto e foi vaiado por profissionais que acompanharam a votação da proposta, de autoria do vereador Claudio Tinoco (DEM) e que agora vai para o prefeito ACM Neto (DEM), que deverá sancioná-la ou não.

Para Hilton, a medida resolverá um problema imediato, mas manterá a precarização das relações de trabalho na rede municipal de ensino, que só será solucionada via concurso público. O vereador Sílvio Humberto (PSB), que preside a Comissão de Educação, deu parecer favorável, considerou a ampliação um paliativo e também defendeu a realização de concurso.

Tinoco afirmou que a proposta garante que 100% das salas de aula tenham professores. “Hoje, praticamente 100% dos professores que atuam nas ilhas são Reda, porque o concursado tem a