Na tarde da quarta-feira (29), foi realizada Sessão Especial na Câmara Municipal de Ilhéus para discutir a segurança pública do munícipio. O encontro contou com a presença de diversos segmentos da sociedade, representantes do comércio, Policia Militar, Policia Civil e Guarda Civil Municipal. A sessão foi proposta pelo Vereador Ivo Evangelista (REPUBLICANOS) devido aos frequentes casos de furtos e arrombamentos que vêm acontecendo no Centro e na Central de Abastecimento do Malhado, causando prejuízos aos comerciantes.

O vereador propositor realizou uma avaliação da situação atual da segurança no munícipio e sugeriu algumas ações para serem implementadas em prol de reduzir a violência e o índice de arrombamentos e furtos no município. “Precisamos estruturar as políticas municipais de segurança, se empenhar em prol do controle, prevenção e na redução dos crimes violentos que estão ocorrendo na nossa cidade. Além disso, é preciso recuperar a confiança da população nos órgãos de segurança pública”, destacou Ivo.

O vereador ainda citou as dificuldades enfrentadas pela polícia como a falta de efetivo e de recursos básicos para exercer o trabalho em segurança. De acordo com Ivo, há boa vontade e comprometimento dos profissionais da força de segurança, porém as condições de trabalho nem sempre os favorecem. “Sabemos que a polícia tem seus limites operacionais para atuar, são pais e mães de família que tentam dar o seu melhor dentro das condições que lhe são impostas, mas isso nem sempre é possível. De nada adianta aumentar a quantidade de operações se não tivermos uma polícia bem aparelhada e sem a valorização desses trabalhadores”, destacou.

A Major PM Joilma Cordeiro, comandante da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar, destacou a quantidade de pessoas que estão em estado de vulnerabilidade no município, o que exige um trabalho conjunto das forças de segurança e do poder público. A Major também enfatizou a necessidade da Sede da Policia estar melhor situada para inibir a criminalidade no centro da cidade. “Venho há um ano tentando trazer a sede da 68 para o Centro da cidade. Precisamos dela em um local estratégico para minimizar essas questões, principalmente crimes de arrombamento”, alertou.

Após a Sessão, os vereadores ficaram encarregados de reunir todas propostas e sugestões dos presentes e enviar aos órgãos competentes em busca de soluções para os problemas que o município enfrenta em relação à segurança pública.