Se o Vitória pretendia emplacar mais uma sequência de resultados positivos na Série B, precisava combinar com o Avaí. O Rubro-Negro ficou no empate com o time catarinense neste sábado (27) pela nona rodada. Wellington Nem marcou para o Leão, no primeiro tempo, e Waguininho igualou o placar na Ressacada, em Florianópolis (SC), na etapa final. Um ponto para cada lado na tabela. O Rubro-Negro foi a 19 e agora vê a liderança ameaçada.

O time de Léo Condé viajou à capital catarinense para um “teste de elenco”, porque entrou em campo com uma série de desfalques. Além disso, apesar de o momento atual favorecer o Leão, o histórico do confronto na Ressacada pesava para o mandante. Antes da partida desta noite, foram nove jogos, com quatro triunfos para a equipe catarinense, quatro empates e apenas um resultado positivo do Rubro-Negro.

O Vitória volta a entrar em campo às 21h30 da próxima sexta-feira (2), quando recebe o Ituano no Barradão. A partida é válida pela 10ª rodada da Segundona.

O JOGO

Primeiro tempo

Só deu Leão! O time baiano não tomou conhecimento do Avaí na etapa inicial e teve chances de sair para o intervalo com um placar mais elástico. Destaque para Wellington Nem, que marcou o primeiro pelo time baiano e deu uma canseira na defesa adversária. O Vitória teve maior posse de bola, trocava passes, enquanto o Avaí recuou, com dificuldades para sair do campo de defesa. Aos 18, o Rubro-Negro abriu o placar. O Vitória ainda mantinha o controle do jogo e pressionava um setor defensivo inseguro. Após os 35, o time da casa começou a crescer no jogo e subiu as linhas para tentar forçar o erro na saída de bola rubro-negra. Mas os únicos lances de perigo vieram na reta final da etapa, sem efetividade. Melhor para o visitante.

Aos 13, Marcelo arrancou pela esquerda até a linha de fundo, cruzou para a área, a defesa catarinense falhou, mas Tréllez não chegou para finalizar.

Cinco minutos depois, canhotinha linda de Wellington Nem e um golaço para abrir o placar para o Rubro-Negro. Ygor Vinhas errou na saída de bola e deu um presente para Nem, que tabelou com Tréllez, dominou e chutou na gaveta.

Aos 23, Wellington Nem de novo. Dessa vez, o atacante soltou um foguete numa cobrança de falta, que explodiu no travessão. No rebote, o goleiro da equipe catarinense defendeu a finalização de Marco Antônio.

Após os 30, Railan chegou pelo lado direito, invadiu a área, driblou Alan Costa e chutou forte para o gol. A bola desviou e saiu em escanteio.

O Avaí chegou com perigo aos 41. Gustavo Santos avançou pela esquerda, limpou a marcação e chutou para defesa de Arcanjo dentro da área. No rebote, a bola foi recuada com perigo para o goleiro, que afastou com o pé.

Nos últimos segundos, o time da casa pressionou. Após cruzamento, Rafael Gava chutou forte, mas Arcanjo fez boa defesa para o Vitória e, na sequência, a zaga travou uma nova finalização.

Segundo tempo

O Vitória voltou do intervalo com duas alterações forçadas. Lucas Arcanjo saiu de campo por causa de uma entorse no tornozelo e Railan, em decorrência de um mal-estar. A qualidade técnica também não foi a mesma da etapa inicial. O Avaí chegou mais agressivo e o Leão, recuado. O time da casa mantinha a posse de bola, ocupava a área do Vitória, mas não tinha efetividade na finalização. O Leão pouco conseguiu jogar – mais se defendeu. Até que, beirando os 40, a equipe visitante não conseguiu segurar o ataque do Avaí e tomou o empate. Quem viu o Vitória do primeiro tempo, não o reconheceu na etapa final.

Aos dois minutos, primeira chegada do Avaí. Gustavo Santos recebeu passe em profundidade e tentou cruzar, mas a arbitragem marcou impedimento.

Cruzamento do mandante aos seis minutos, do pé esquerdo de Natanael. A bola viajou, mas Wagner Leonardo afastou o perigo.

Aos 14, muito perigo na área do Vitória. Em cobrança de falta de Rafael Gava, Dalton saiu atrasado, e Roberto cabeceou para baixo, mas a bola quicou e foi por cima do gol.

Rafael Gava chutou travado da entrada da área após cruzamento da esquerda aos 27. No rebote, Waguininho finalizou cruzado e a defesa afastou.

Aos 38, Natanael fez bom cruzamento e Waguininho cabeceou confiante no canto esquerdo de Dalton para empatar a partida na Ressacada.

Nos últimos minutos, quase a virada. Felipinho aproveitou o cruzamento de Natanael e chutou para o gol, mas Dalton defendeu quase em cima da linha.

FICHA TÉCNICA

Avaí 1 x 1 Vitória
Série B – 9ª rodada
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 27/05/2023 (quarta-feira)
Horário: 17h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Anne Kesy Gomes de Sá (FIFA – AM)
Quarto árbitro: Célio Amorim (SC)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)

Gols: Waguininho (Avaí) / Wellington Nem (Vitória)
Cartões amarelos: Xavier, Natanael, Eduardo, Júlio César (Avaí) / Marco Antônio (Vitória)

Avaí: Ygor Vinhas; Thales (Igor Dutra), Roberto, Alan Costa e Natanael; Eduardo, Xavier (Júlio César) e Rafael Gava; Dentinho (Felipinho), Vitinho (Waguininho) e Gustavo Santos (Gustavo Modesto). Técnico: Gustavo Morínigo

Vitória: Lucas Arcanjo (Dalton), João Victor, Wagner Leonardo e Camutanga; Railan (Zeca), Marco Antônio, Rodrigo Andrade © (Léo Gomes) e Marcelo; Rafinha (Thiago Lopes), Wellington Nem (Welder) e Tréllez. Técnico: Léo Condé.

 

TB.