(Da Redação) –  Em menos de 4 anos de fundação e atividades, o Barcelona de Ilhéus fundado em 2019, já alcançou alguns sucessos dentro de um planejamento para colher êxitos em 5 anos. Já foi Campeão da série B em 2021, chegou às quartas de final da série A em 2022, em 2023 uma campanha que evitou a queda para a série B.

Foi por isso e outras determinadas situações, que o CEO Weliton Nascimento, como ele mesmo diz aprendiz de gerenciamento de uma instituição futebolística, resolveu mudar as formas de agir dentro da agremiação, fazendo com que a mesma tivesse uma mudança radical, do amadorismo para ações profissionais, inclusive cuidando seriamente das divisões de base, cumprindo o seu slogan, formando “atletas/cidadãos.”

Weliton Nascimento em uma parceria experimental com o professor Renato Peixoto, professor de educação física e administrador esportivo, começaram a refazer o clube em sua gestão de funcionabilidade em Ilhéus, começando pelo Sub 20, pois nas duas participações anteriores em certames baianos, as campanhas foram vexatórias, o que aborreceu o CEO.

O jeito foi buscar um administrador capacitado, que montou uma equipe de professores, e em apenas 14 dias de trabalho na capitação de atletas, inscrições dos mesmos na FBF e estreia do Campeonato sub 20, o novo gerente de futebol da base, conseguiu fazer com que o Barcelona fosse o 6º colocado na competição de 2023, com uma campanha orgulhosa, venceu 6 partidas das 11 disputadas, o que veio provar que o CEO acertou nas mudanças.

Barcelona Futebol Clube – Wikipédia, a enciclopédia livre

Agora as vistas estão voltadas para as categorias do sub 15 e sub 17, que começaram a treinar no começo de julho, mas já estão inscritos para os dois campeonatos que começam em 5 de agosto, o primeiro adversário será o Bahia no Mario Pessoa. Enquanto se trabalha na preparação dos guris, em sua maioria todos da terra, trabalha-se no suporte de assistência aos garotos e previamente para os profissionais como, montagem da lavanderia, compra de uma máquina de gelo, um bebedouro profissional para água gelada, e outros.

Com uma visão totalmente diferente da inicial, e também da trajetória do clube até agora, Weliton Nascimento ao assimilar a necessidade de uma profissionalização com expertises em suas áreas, vem trabalhando no sentido de buscar novas conquistas no profissional e nas divisões de base, que agora estão sólidas e com metas traçadas.

A Onça Pintada, vai continuar honrando o nome de Ilhéus no cenário esportivo baiano e brasileiro, com papel prioritário de tornar meninos ilheenses em atletas e acima de tudo cidadãos.