Uma família de artesãos está abrigada no  POP Acolhimento, temporariamente, depois de ter sido encontrada numa calçada nas proximidades da UNEX  (antiga FTC Itabuna)  após denúncia de que estava sob condições  de vulnerabilidade e risco social. Na manhã de ontem, dia 2, a Abordagem Social da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) se encarregou do realizar a busca ativa e as providências necessárias.

A denúncia recebida pela unidade da SEMPS da Prefeitura de Itabuna indicava que um casal acompanhado de cinco pessoas, inclusive crianças, se encontrava numa calçada da Avenida Amado, em busca de passagens para seguir viagem com destino a Minas Gerais. Na busca pela manha, não foi encontrada a família.                      

Por volta das 18 horas, uma orientadora social do Centro POP, fazia um trabalho voluntário de distribuição de sopa para população em situação de rua, onde encontrou a família com o grupo da Maçonaria, quando  identificou que é natural da Paraíba e buscava acolhimento para seguir viagem a Minas, mas o dinheiro havia acabado. Por isso, queria acolhimento.

“Daí fez nova denúncia para a abordagem social. A equipe foi deslocada para o local e realizou os procedimentos  necessários buscando a  garantia dos direitos”,  relatou Ernandi Lins Junior.

Segundo o coordenador da Abordagem Social da SEMPS, a família disse que estava numa pousada e não tinha mais recursos para custear as despesas e estava procurando abrigo no município. A equipe foi  fez a escuta.

O homem de 32 anos viajava com a mulher de 36 e os filhos, entre 2  e 17 anos. Também se disseram andarilhos, artesãos e recebem o Bolsa Família e que desceram em Itabuna em busca de apoio e passagens para seguir viagem. Todo o grupo familiar foi levado ao POP Acolhimento”, acrescentou Lins Junior.

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, vai adotar providências para que o grupo familiar adquira passagens e siga com destino a Minas Gerais. “O homem não disse a cidade para onde deseja levar os familiares, mas oferecemos todo o apoio necessário para que todos fiquem bem”, encerrou o coordenador da Abordagem Social da SEMPS.