Duas embarcações tipo lancha colidiram por volta das 15h30, desta última sexta-feira (29), nas proximidades de Boipeba, de deixando dois mortos e uma mulher desaparecida, as informações  foram confirmadas pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). Apresentando sinais de embriaguez o condutor de uma das lanchas foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia Territorial de Cairu, onde ficará à disposição da Justiça.

Ainda não há informações sobre o que ocasionou o acidente e nem o número total de feridos. Segundo informações do portal G1, uma das embarcações fazia a travessia de passageiros entre a cidade de Valença e Boipeba, que pertence ao munícipio de Cairu. Já a outra lancha fazia um passeio pela região, o chamado “Volta à Ilha”.

Em nota a CPBA afirmou que ao saber do ocorrido por meio de contato telefônico, enviou, imediatamente, militares ao local para apurar o ocorrido. Ainda em nota, a Marinha do Brasil (MB) se solidarizou com os familiares das vítimas e informou que instaurará um inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas do acidente e posterior envio ao Tribunal Marítimo.

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) destaca ainda que vem intensificando, desde o dia 15 de dezembro, as Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário (AFTA) em sua área de jurisdição, inclusive em Morro de São Paulo, Boipeba e Valença, localizadas no Arquipélago de Cairu (BA), com o objetivo de garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica causada por embarcações.

No dia 15, a Marinha do Brasil (MB) iniciou a Operação Verão, que é realizada até o mês de fevereiro em todo o litoral brasileiro e em suas águas interiores. No período, também estão sendo realizadas campanhas educativas, com o foco de conscientizar condutores e passageiros sobre as boas práticas para uma navegação segura.

De acordo com a Marinha, até o momento, no contexto da Operação Verão na Bahia, foram abordadas 2.906 embarcações, com 85 notificações emitidas, 12 apreensões e 181 testes de alcoolemia aplicados. Em 2022, no período de 15 a 28 de dezembro, foram realizadas 664 abordagens, com 19 notificações, 03 apreensões e 07 testes de alcoolemia realizados. Em Cairu, de 15 a 24 de dezembro deste ano, foram realizadas 1.729 abordagens, enquanto na Operação Verão passada, foram realizadas 324 abordagens no mesmo período, conforme dados emitido pela MB.

A MB possui o número telefônico 185 para emergências nos mares e rios.