Aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, o presidente nacional do União Brasil, o deputado federal Luciano Bivar (PE), teve sua candidatura barrada na disputa pela presidência do Sport Club do Recife, time pernambucano que é um dos mais tradicionais do Nordeste. A chapa encabeçada por Bivar, a Lealdade Sport, foi considerada inelegível pela comissão eleitoral do clube e pegou o parlamentar de surpresa.

A comissão eleitoral do Sport, que tem eleição marcada para o dia 16 de dezembro, se baseou no art. 116 do estatuto da agremiação. Nele, o clube não permite que um dirigente possa concorrer às eleições do time ocupando, simultaneamente, um cargo público. Como Bivar é deputado federal e foi reeleito, ele estaria inapto a disputar a presidência do Sport.

“É exatamente esta causa de inelegebilidade que recai sobre o candidato à presidente do executivo da Chapa Lealdade ao Sport, o sr. Luciano Caldas Bivar, ainda que seja necessário o exercício da exegese de tal normativo, análise de princípios e analogias ao direito eleitoral político partidário, bem como as regras contidas no Estatuto do Clube”, diz um dos trechos da decisão.