O bairro Nossa Senhora da Vitória, um dos mais populosos da zona sul da cidade de Ilhéus, vai ganhar um equipamento esportivo e cultural de grande importância para o lazer e entretenimento da juventude local. O Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU) está sendo construído através de parceria da Prefeitura com o Ministério da Cultura (Minc), e vai também beneficiar a urbanização de uma área periférica do bairro.

A obra de construção está sendo feita em frente à Fundação Fé e Alegria, entidade voltada para o setor de educação no bairro Nossa Senhora da Vitória. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Isaac Albagli, o equipamento contará com quadra coberta de esportes, pista de skate, salas multiusos, unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), biblioteca, telecentro de informática e auditório no estilo cine-teatro com capacidade para 60 pessoas, entre outros espaços.

Os Centros de Artes e Esportes Unificados integram, em uma mesma área, ações e programas de natureza social, cultural e esportiva, além de atividades voltadas para a formação e qualificação com vistas ao mercado de trabalho. O projeto também contempla serviços socioassistenciais, inclusão digital e políticas de prevenção à violência. Tudo isso com a finalidade de promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

A obra é executada pela Construtora São Miguel Ltda, vencedora da licitação, e deve ficar pronta ainda este ano. O engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, que acompanha a obra, explica que o CEU do Nossa Senhora da Vitória está sendo construído numa área de três mil metros quadrados, o que, segundo ele, atende a todas as exigências do projeto, “que inclui uma grande variedade de programas de lazer e socioeducativos, realidade que será de grande importância para o apoio social e educacional das crianças do bairro”, opina.