A presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Ilhéus, Professora Carmelita, voltou a cobrar do Governo da Bahia mais investimentos e apoio à apicultura regional, tendo em vista que esta atividade é hoje considerada uma das grandes alternativas para a agricultura familiar por proporcionar o aumento de renda, através da oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente e de sua capacidade produtiva.

A solicitação foi feita ao secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e ao diretor da Companhia de Ação e Desenvolvimento Rural (CAR), Wilson Dias, na noite desta terça-feira, durante a abertura do VI Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura, III Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, VIII Seminário de Própolis do Nordeste e a VI Feira de Produtos e Equipamentos, que acontece até o próximo dia 10, no Centro de Convenções de Ilhéus.

Em reunião com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Professora Carmelita informou que a apicultura é uma das atividades do setor agropecuário que mais cresce na Bahia, sendo responsável pela geração de cerca de milhares de empregos diretos e indiretos. E no Sul da Bahia não tem sido diferente. De acordo com a presidente do PT em Ilhéus, a diversidade da flora apícola, em diversos ecossistemas no Sul da Bahia vem permitindo a exploração do mel, pólen e da própolis.

Professora Carmelita reconheceu que o Governo da Bahia tem realizado investimentos nesse setor e buscado o apoio técnico para os apicultores mas, segundo ela, é preciso mais incentivos tendo em vista que esta é uma atividade que pode gerar muito mais emprego e renda para os pequenos agricultores, além da sua importância para o meio ambiente.

Professora Carmelita também já agendou uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Rural, em Salvador, para discutir outras questões importantes ligadas à agricultura em Ilhéus e o que o Governo do Estado pode contribuir ainda mais com esse importante setor da economia. “Nosso município tem um grande potencial agrícola, mas precisamos de apoio e investimentos, sobretudo no fortalecimento da agricultura familiar”, explicou.

Na pauta estão assuntos como a diversificação de culturas, apoio técnico para os pequenos agricultores, aberturas de novas linhas de créditos para investimentos e a melhoria das estradas, que embora sendo de responsabilidade do governo municipal, é preciso discutir parcerias para que as comunidades da zona rural de Ilhéus sejam melhor atendidas, garantindo assim o escoamento da produção.