A Prefeitura de Ilhéus intensificou o trabalho preventivo em áreas de risco do município. Realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), a ação consiste em vistorias técnicas, aplicação e substituição de lonas de contenção, a fim de evitar deslizamentos de terra e transtornos à população durante períodos de chuvas intensas.

O serviço contínuo atendeu nos últimos 15 dias os moradores dos bairros Teotônio Vilela, Conquista, Barra do Itaípe, Esperança, Tapera e Basílio. A Seinfra esclarece que a medida paliativa visa mitigar os impactos e fazer a substituição periódica das lonas que sofreram desgaste.

A série de intervenções de caráter preventivo tem o objetivo de preservar os locais, até que a recuperação definitiva seja realizada. Atualmente, a Prefeitura executa obras de contenção de encostas nos altos do Socorro e do Amparo (Encosta Dois de Julho). Os serviços somam recursos superiores a R$ 2 milhões.

colocação de lonas; defesa civil

A pasta explica que o trabalho é realizado de forma pré-programada, em períodos de estiagem, visto que o solo encharcado inviabiliza o serviço, pois a lona não fixa da forma correta. As visitas técnicas checam condições estruturais de imóveis e orientam a população. Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato através do número (73) 97400-3521 (Defesa Civil).

Balanço de ações

15/03 – Rua Cesário Neves (Teotônio Vilela) – vistoria de árvore;

15/03 – Avenida Lótus (Nelson Costa) – vistoria da rede de drenagem;

20/3 – Rua Jasiel Martins (Barra do Itaípe) – reposição de lona;

23/3 – Visita à Passarela da Urbis;

25/3- 3ª Travessa do Alto Nerival (Barra do Itaípe) – colocação de lona;

25/3 – Alto da Gamboa (Conquista), Rua João XXIII (Basílio), Alto Bela Vista (Banco da Vitória), Rua do Cacau e Ladeira da Conceição (Tapera), 8ª Travessa da Avenida Esperança (Alto Seringal – Esperança) – colocação de lonas

colocação de lonas; defesa civil