A Cooperativa de Catadores Consciência Limpa de Ilhéus (COOLIMPA) realizou, na última quarta-feira, 12 de abril, às 16h, na Associação Centro Educacional de Ação Integrada de Ilhéus (ACEAI – Km 1 da Rodovia Ilhéus-Buerarema, bairro Ilhéus II), o evento “Consciência Limpa – Fortalecendo a Coleta Seletiva em Ilhéus”.
A Presidente da Cooperativa Srª Deizemeire Souza, responsável pelo encontro fez a abertura agradecendo a todos os presentes. A representante do Instituto Nossa Ilhéus, Maria Do Socorro Mendonça apresentou os caminhos da luta da implantação do sistema da coleta e os avanços da cooperativa através da participação do GT(Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos), no momento a mesma convidou Odailson Aranha, representante da Associação de Moradores do Hernani Sá para falar sobre a campanha de embalagens longa vida que foi realizada com a participação das escolas da zona sul a parceria com a empresa Tetra Pak.
O Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, José Vivaldo Mendonça apresentou uma proposta que pode viabilizar o avanço da coleta seletiva no município com a participação da Prefeitura Municipal, empresas e a sociedade civil. O Vice Prefeito e Secretário de Planejamento, José Nazal Pacheco Soub, em sua fala relatou os procedimentos legais dos encaminhamentos e solicitou a reformulação dos membros do GT com o pensamento no direcionamento das futuras propostas. O Sebrae, através da Srª Claudiana Figueiredo, que é parceira da Coolimpa, afirmou os laços de colaboração para a evolução da cooperativa.
O encontro finalizou com apoio de outras lideranças e com a participação do Superintendente da Secretaria do Meio Ambiente, Emílio Gusmão.
O evento foi marcado pela presença de representantes do Deputado Federal Bebeto Galvão, Presidentes de Associações, CDL, Associação Comercial, Atil e pela sociedade civil.