Nesta sexta-feira (21), 25 bombeiros militares de Salvador, foram enviados para reforçar as tropas que atendem as regiões de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália, que estão sendo atingidas por fortes chuvas. A Defesa Civil da capital informou que até domingo os acumulados de chuva na região devem superar 100 mm. A Codesal alerta, principalmente, as cidades costeiras.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou que o objetivo do envio dos agentes é reforçar o atendimento das ocorrências, além de atuar preventivamente nos locais com problemas ocasionados pelas fortes chuvas.

Nas regiões das duas cidades mais atingidas, além dos deslizamentos de terra, algumas áreas também estão alagadas por causa do alto índice pluviométrico. O deslocamento dos militares da capital acontece com o apoio do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Os outros bombeiros seguem por terra.

Entre o fim de 2021 e o início de 2022, a região sul do estado foi afetada por grandes enchentes. Considerada a maior tragédia contemporânea da Bahia, as chuvas provocaram 27 mortes, deixaram 523 pessoas feridas, 25.901 desabrigados e 58.691 desalojados.