O vereador Cosme Araújo (PDT), considerado até mesmo pelos adversários políticos como o maior nome da Câmara Municipal de Ilhéus e maior articulador local, mais uma vez colocou seu nome para apreciação e votação na Comissão de Constituição e Justiça e, seguidamente, por sua experiência jurídica e pareceres fundamentados, é eleito como membro titular para o biênio 2015/2016. A eleição ocorreu no último dia 25, no Auditório Adélia Pinheiro.

Um dos mais renomados criminalistas da Bahia, Cosme Araújo já foi presidente da Câmara de Vereadores, procurador da União dos Vereadores do Brasil, foi membro de diversas comissões e mais uma vez garante de forma democrática a sua eleição para compor a CCJ. “Esta comissão permanente é importantíssima, pois, trata dos assuntos ligados a constitucionalidade, juridicidade, legalidade, regimentalidade, técnica legislativa e redação. Portanto, a escolha do nosso nome significa o bom senso e a certeza da eficiência e do conhecimento de causa para estes fins”, afirma Araújo.

O vereador Cosme Araújo é o único advogado do parlamento ilheense, pois, foi mais que acertada a escolha. “Numa comissão tão importante como a CCJ não suportaria nomes de pessoas despreparadas, pessoas vaidosas e, principalmente fichas sujas”, afirmou Paulo César Lopes, administrador de empresas e morador da Rua Tobias Barreto, em Ilhéus.

“Cosme Araújo como um legítimo representante da sociedade e de uma geração de criminalistas que vislumbram a defesa dos direitos fundamentais e o principio da legalidade, possui notável saber jurídico e uma reputação ilibada invejável para presidir a CCJ”, declara Elias Reis, acadêmico do curso de Direito.