A Costa do Dendê passou a ser palco, nesta semana, das atividades do plano estratégico “Viva Turismo Bahia”, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). As ações de capacitação e qualificação no setor acontecem em Valença, com a participação de representantes de Taperoá, Nilo Peçanha, Maraú, Ituberá, Igrapiúna, Cairu e Camamu. 

“A presença de todos os municípios que compõem essa zona turística demonstra o engajamento proposto pelo Governo do Estado, para impulsionar a retomada das atividades no pós-pandemia”, ressalta o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, João Henrique Paolilo.   

Para o prefeito de Valença, Jairo Baptista, “somente por meio da parceria com o governo poderemos ter avanços no turismo da região, pois sozinhos não teríamos as condições”.  

A Costa do Dendê tem atrativos no turismo de sol e mar, náutico, histórico, cultural e religioso. Nela está localizada uma das dez melhores praias do mundo, a Quarta Praia, em Morro de São Paulo, segundo levantamento da plataforma de viagens Tripadvisor.  

Proprietário de uma agência de viagens, Ângelo Araújo está otimista. “Esse plano da Setur-BA fortalece toda a cadeia turística da região. Assim, vamos atrair mais visitantes do Brasil e do exterior”. 

O turista de Brasília, Pedro Mathias, que vai passar o Carnaval em Boipeba, confirma o clima de otimismo. “É a minha primeira vez em Boipeba, mas já visitei Salvador, Praia do Forte, Ilhéus e Itacaré. Foi tudo ótimo. A Bahia é maravilhosa”.