Na tarde da quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Ilhéus realizou uma Sessão Especial para discutir a situação do esporte náutico no município. A realização da sessão foi um pedido do vereador Ivo Evangelista (REPUBLICANOS), que foi aprovado pelos demais edis. A principal demanda do encontro foi a criação de um Centro de Canoagem para Ilhéus. O debate aconteceu com a presença de diversas representações do esporte náutico da cidade, juntamente com a sociedade civil.

Durante a Sessão, Ivo Evangelista destacou a sua aproximação com o esporte náutico. Filho de construtor de barco e neto de costureira de calão, o vereador nasceu na beira da praia, no bairro Pontal. “Já remei muito, mas era canoa de remo pra ir para feira”. De acordo com Ivo, a construção do Centro de Canoagem beneficiaria a cidade, pois “naturalmente já temos a piscina. O esporte, a cultura, a história e o turismo serão envolvidos nesse investimento náutico em Ilhéus”, justificou o parlamentar.

Presidente do Clube de Regatas Jorge Amado, João Raymundo da Silva esteve presente no encontro e explicou que “hoje em Ilhéus não se aproveita mais aquilo que possuímos de mais sagrado que Deus nos deu, que é nossa beleza natural […] Desde que foi fundamos o Clube de Regatas Jorge Amado, procuramos sempre administra-lo de forma que dê condição das crianças carentes praticarem também qualquer esporte”.

Jorge Lango Menezes, antigo remador do Clube Satélite Remo, explicou que luta desde 2018 por esta causa, em transformar Ilhéus em um celeiro esportivo náutico, englobando também o turismo que será uma vertente de capital. “Estou com um projeto Nautico ao qual fizemos uma requisição ao SPU, já tramitou lá e agora está tramitando na prefeitura para que seja fornecida uma certidão de Nada Opor na área próxima a Capitania dos Portos. A Capitania, inclusive, já identificou todas as embarcações e com esta certidão que iremos receber, vamos começar um trabalho para criar este Centro de Canoagem”, afirmou Jorge Lango.

O diretor da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Vicente Neto, participou remotamente do encontro e disse acreditar que a construção do Centro de Canoagem em Ilhéus depende somente de uma articulação política entre o prefeito de Ilhéus, a SUDESB e a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN). “Acredito que as condições deste Centro de Canoagem já estão dadas e são naturais, faltando apenas essa articulação, então aconselho que este tema seja encaminhado para a SERIN, pois é nesta secretaria que são tratadas as questões políticas”, comentou Vicente.

O vereador Ivo Evangelista declarou que irá agendar reunião com o Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, para agilizar os trâmites que tornará possível esse salto rumo ao desenvolvimento dos esportes náuticos na cidade de Ilhéus.