A defesa do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC) , anunciou que vai recorrer da decisão do juiz da 1ª Vara Fazenda Pública do município, Ulysses Maynard, que determinou o seu afastamento do cargo e a posse do vice-prefeito, Fernando Vita (MDB).

Em comunicado oficial, a assessoria do prefeito anunciou a decisão de recorrer. “Diante das notícias veiculadas na imprensa, mais uma vez antes mesmo da notificação do prefeito Fernando Gomes, esclarecemos que o prefeito recebe com tranquilidade a notícia, confiante de que demonstrará a sua improcedência, uma vez que concedida liminarmente e pautada em fundamentos equivocados”, informou a nota.

A decisão do juiz, encaminhada na sexta-feira, 07, à presidência da Câmara Municipal de Itabuna, atende a um pedido de extinção do mandato do prefeito e atende a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) em ação civil de improbidade administrativa movida contra o gestor.

O processo que fundamentou a nova decisão já tramitava na Justiça e, de acordo com os autos, teria sido transitado e julgado após Fernando Gomes perder os prazos de defesa.

A extinção do mandato foi determinada como consequência da suspensão dos direitos políticos de Gomes por três anos, a partir de 11 de novembro do ano passado. A medida foi imposta em condenação por prática de improbidade administrativa.

Para o procurador de Itabuna, Luiz Guarnieri, a decisão é precipitada. “Trata-se de uma ação de improbidade em que o MP sequer pediu o afastamento. Na sentença Fernando não foi condenado a perda do cargo e agora, em decisão liminar, se determina o afastamento”, afirmou Guarnieri.