Com avanços expressivos nos últimos cinco anos, a Secretaria de Educação (Seduc) mais uma vez se destaca na Bahia. Isso porque Ilhéus integra a Iniciativa BNDES Educação Conectada (IEC-BNDES), que promove o uso de tecnologias digitais no cotidiano pedagógico escolar e na gestão de redes e escolas públicas.

Nos dias 28 e 29 de julho, professores de 15 unidades escolares incluídas no projeto Educação Conectada participaram de Formação Presencial da Plataforma Aprimora, em cumprimento à carga horária do curso. A formação aconteceu na sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI).

Educação Conectada: Seduc

“Mais um projeto para fortalecer a educação na nossa cidade e garantir um ensino de qualidade aos nossos jovens e crianças”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Conforme a Seduc, Ilhéus e Lauro de Freitas foram os únicos municípios contemplados no estado e formam o Programa Bahia Conectada. Desde 2019, antes da pandemia, representantes da Seduc participam ativamente do processo de construção do projeto piloto, que abrange 15 escolas da rede municipal (Sede).

Educação Conectada: Seduc

A Secretaria explica que uma das etapas do processo é a formação para docentes que atuam na Educação Fundamental Anos Iniciais (2º e 3º anos), em Língua Portuguesa e Matemática, e Anos Finais (6º e 9º anos) também nas respectivas disciplinas.

Aprimora é uma plataforma de aprendizagem adaptativa para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Ajusta-se às necessidades de cada estudante, identifica suas habilidades e dificuldades, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem, através de elementos de gameficação, tornando o processo educacional mais dinâmico.