Depois de garantir 27 vagas para as etapas nacionais durante a disputa do Regional III no último final de semana, a Bahia já tem definido seus oito representantes no Brasileiro sub-21, dias 16 e 17 de maio no Recife/PE, e os onze judocas que vão levar o nome do estado no Brasileiro sub-18, de 30 a 31 de maio, em Campo Grande/MS. Todos se credenciaram graças ao título na seletiva estadual das categorias realizado em paralelo com a segunda etapa do Circcuito Baiano, realizado no último sábado (25), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas.

O grande destaque na ocasião foi o jovem Marcel Moreira. Com apenas 16 anos, o judoca do Vitória venceu o Campeonato Baiano sub-18 e sub-21. Com o resultado, o peso médio (-81kg), está credenciado para representar a Bahia no Brasileirão das categorias. Mesmo jovem, o baiano já se mostra tranquilo com o primeiro dos desafios de maio, que será o Brasileiro sub-21. “É uma competição forte, equilibrada, com muita gente de vários locais de tradição no judô. Atletas conhecidos e alguns novos que sempre surgem. Mas nada descomunal. Uma competição nacional assim como as outras e o foco é o mesmo”, disse.

Campeão baiano nos últimos seis anos, em várias categorias, Luiz Henrique das Virgens confirmou o seu primeiro título Baiano nos meio pesados (-100kg) e também garantiu vaga no Brasileirão sub-21. Para isso, Luiz Henrique nem precisou suar o kimono. O judoca do Vitória tinha apenas um adversário para superar no Baiano sub-21, em sistema de melhor de três combates, porém, o rival resolveu não lutar.  “A vaga mais fácil que eu ganhei. Agora é treinar, manter o mesmo foco de sempre e buscar a minha medalha de ouro lá no Brasileiro”, contou.

Luiz ganhou recentemente a medalha de prata no Brasileiro Região III, disputado entre judocas da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O baiano já teve uma noção do que vai encontrar no Recife. “É um pouco mais difícil do que o Regional por conta do Rio Grande do Sul e São Paulo, que são duas das potências do judô. Mas vamos lá, já tenho uma noção dos atletas do Rio de Janeiro e Minas que lutei e eu quero o meu ouro”, completou.

No feminino, destaque para Graciele Santos, que conquistou a vaga no Brasileirão sub-18 entre as atletas do super ligeiro (-40kg).  “Vim bem preparada, treinei bastante. Achei um nível bastante alto, por ser seletiva, todo mundo quer vencer. Graças a Deus tive um bom resultado”, comentou a judoca que representa a Associação José Moreira de Judô.

Será a segunda experiência da judoca de 16 anos em Brasileirões. Ano passado, Graciele conquistou o bronze e não vê a hora de medalhar novamente, agora no Mato Grosso do Sul. “A primeira vez que vou pra lá, a tensão aumenta, mas é só manter o foco. O nível é mais alto. Já fui para outros Brasileiros, Regionais e vou me preparar para o que vier”, completou.

EQUIPES – Paralelo ao Campeonato Baiano, a Federação Baiana de Judô (Febaju) realizou a segunda etapa do Circuito Baiano com as disputas das classes sub-11, sub-13, sub-15, veteranos, iniciantes e sênior.  Foram distribuídas 160 medalhas entre 376 judocas. Por equipes, melhor para a Associação Ogawa de Judô, de Vitória da Conquista. Foram 16 medalhas ao todo, sendo 10 de ouro, quatro de prata e outras duas de bronze. Em segundo lugar ficou a Nova União, de Salvador, com 11 medalhas, das quais oito de ouro e três de prata. Completando o pódio, a Associação Nilo Peçanhense de Judocas, da cidade de Nilo Peçanha, com nove medalhas – seis ouros, duas pratas e um bronze.

A terceira etapa do Circuito Baiano de Judô será realizada no dia 23 de maio, novamente no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas. No dia, também será realizado a seletiva estadual no sub-13 e sub-15 para definir os representantes baianos nos Brasileirões de suas respectivas categorias.