Os resultados do monitoramento de 2020 a 2021 sobre os avanços  preconizados pelo Programa Municipal de Educação (PME) foram apresentados aos técnicos e profissionais da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) por representantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PME.
Durante o encontro, a  professora Marisa Aguiar, representante da SEDUC na Comissão que  avalia o PME, dentre os avanços, destacou a qualificação da Rede Municipal de Ensino, os professores com graduação, 931 professores com especialização, 74 com mestrado e cinco doutores.
“Estamos em uma Rede com avanços no IDEB e vamos investir na recomposição da aprendizagem, com programas de intervenção  pedagógica,” disse. Os dados apresentados resultam da coleta de informações em 2021. “Estamos trabalhando com esses dados para investir e para saber onde temos que investir mais” completou.
“O PME seria comparável à Bíblia, pois os gestores municipais devem buscar e entender e, através da manifestação das Conferências Municipais, o que a sociedade espera para os mais diversos segmentos, programas e projetos para a Educação, não só a municipal, inclusive a superior. Aumenta a responsabilidade do gestor e do secretário municipal que devem estar sempre analisando o que foi colocado como meta e estratégia para atender à normatização aplicada à Educação como um todo”, afirmou o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior.
O Plano Municipal de Educação tem 16 metas que precisam ser alcançadas. Marisa afirmou que já houve evolução em outros aspectos, dentre eles a um projeto político-pedagógico e regimento, ensinamento da cultura afro, além de Programa de Saúde Emocional dos professores.
Quanto aos desafios, existe a universalização da Educação Infantil, Educação Integral e gestão democrática das escolas. “A Constituição Federal, o Plano Nacional da Educação e o PME preconizam a escolha do gestor escolar fundamentada em critérios de mérito, desempenho e consulta à comunidade escolar”, afirmou a professora Marisa Aguiar.