Na última sexta-feira (26), representantes de entidades ligadas ao comércio de Ilhéus promoveram uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ederjúnior, para dialogar sobre as demandas do setor e solicitar que a Prefeitura reveja o decreto nº 069, que altera o horário de funcionamento dos órgãos municipais.

Participaram do encontro o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (Sicomércio), Antônio Augusto Costa; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Anselmo Clement; o diretor de Desenvolvimento Econômico de Indústria e Comércio, Paulo Moreira; o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), Paulo Ceo; o diretor do Sicomercio, Paulo Ganen; e Afonso Rocha, representando o Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes e Vendedores Ambulantes de Ilhéus (Sicovfamil).

Conforme o documento publicado na terça-feira, 23 de agosto, a partir do dia 1º de setembro do ano em curso, o horário de funcionamento da Prefeitura de Ilhéus passa a ser das 8h às 14h.

Segundo Antônio Augusto Costa, o setor acumulou perdas irreparáveis nos dois últimos anos devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e a alteração do expediente nas repartições públicas municipais dificultaria, portanto, a retomada gradativa das atividades.

O dirigente do Sicomércio explica ainda que das 8h às 9h30 não há movimento expressivo no comércio. “O fluxo de clientes começa a partir das nove e meia da manhã, mas entre onze e meia e meio-dia as pessoas vão para casa. Resolvidas as pendências e não havendo necessidade de atendimento nos setores públicos, elas não retornam e isso acaba esvaziando o comércio no período da tarde”.

Após a reunião, as entidades solicitaram audiência com o prefeito Mário Alexandre para tratar sobre a publicação do decreto e demais assuntos ligados ao setor produtivo, bem como pleitear as reivindicações mais pontuais.