Estudantes da Rede Municipal de Ensino  de Itabuna  começaram a participar do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) na quarta-feira, dia 16. Com o exame, o Governo da Bahia vai analisar  o desempenho dos alunos das redes públicas em Língua Portuguesa e Matemática, o que vai resultar em políticas públicas que melhorem os indicadores educacionais, após os impactos da pandemia.
O processo é coordenado pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE)  e segue até dia 30 . A avaliação está sendo aplicada em alunos do 2º, 5º  e 9º anos de 46 escolas municipais. “É uma oportunidade de levantar dados que ajudem o estado e o município a adotarem medidas para recuperar conteúdos, habilidades e competências” destacou o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior.
A avaliação está ocorrendo de forma censitária e abrangerá também alunos da 3ª  série  do Ensino Médio e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. A  análise vai propiciar ainda que professores e gestores das unidades escolares coloquem nas agendas político-pedagógicas diretrizes para a implantação de programas e ações comprometidas com uma educação de qualidade, de modo a assegurar a todos o direito de aprender.
Embora o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) seja uma iniciativa do Governo do estado, o prefeito de Itabuna,  Augusto Castro (PSD)  e o secretário da Educação, Júnior Brandão, seguem apoiando as iniciativas que valorizem e promovam melhorias na educação.