Os estudantes de ensino médio finalistas do concurso de redação do Projeto Lápis na Mão, promovido pela TV Santa Cruz, acompanhados dos pais e diretores, realizaram a última redação classificatória na sede da Faculdade de Ilhéus, instituição patrocinadora do evento. A equipe do projeto foi recebida pelos diretores da Faculdade, Almir e Sandra Milanesi, durante um café da manhã. Antes da prova, participaram de uma dinâmica de grupo de relaxamento aplicada pelos professores do curso de Psicologia, Joselita Ferreira de Lima, Antonio Maurício Moreno e Anderson Pereira Mendonça.

Na opinião do coordenador do curso, professor doutor Paulo César Ribeiro Martins, “a finalidade do estado de relaxamento é fazer com que os estudantes possam apresentar todo o seu potencial realizando uma redação criativa e espontânea”. Embora a prova tenha sido realizada na Faculdade de Ilhéus, a sua elaboração esteve a cargo da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz -, representada pela professora Siomara Castro Nery.
Esta foi mais uma ação da Faculdade em apoio ao Projeto Lápis na Mão. Em julho, a instituição promoveu duas edições do Aulão de Redação, ministrada pela comunicóloga e professora Carla Serafim, como oportunidade de capacitação para os estudantes interessados em participar do concurso, que, nesta sétima edição aborda o tema “Da Janela vejo o mundo. Ler abre horizontes.”.

Leitura – Para a professora Lucy Meira Dantas Souza Barbosa, coordenadora do Colégio Batista de Itabuna, “o Lápis na Mão é um projeto de uma iniciativa muito boa, porque faz os alunos escreverem não simplesmente para passar no Enem ou entrar numa faculdade, mas para mostrar a necessidade da leitura para se produzir um texto, porque se acreditava que o texto era o texto por ele mesmo; e o Lápis na Mão, como sempre a base é a leitura, mostra que você precisa se encher, você precisa estar apto para depois escrever o texto.”.

Lucy considera que é benéfica a “participação das empresas patrocinadoras, como a Rota Transportes, Faculdade de Ilhéus, Veracell e Supermercados Meira. Além da questão de publicidade, é uma forma também deles estarem percebendo – e aí eu vou usar um clichê – “que as crianças são futuro do nosso país.”. A Enfermeira Rosimeire Curvelo e o Farmacêutico Robson Afonso Costa vieram de Teixeira de Freitas acompanhando a filha de 13 anos. A mamãe de Júlia Curvelo Costa declarou: “O Lápis na Mão é muito bom. Estou encantada com o projeto. É uma satisfação, eu, como mãe de participante, estar aqui. A gente vê o envolvimento, o quanto é importante para estimular os nossos filhos para o futuro, para conviver nesse mundo de concorrência dos estudos, da informação, da busca do conhecimento. Acho que todas as escolas deveriam participar. É um estímulo muito grande. Fomos muito bem recebidos, muito bem acolhidos e para o aluno que está começando a sua vida é essencial.”, afirmou.

Por sua vez, Júlia, que estuda no Colégio Miguel Afonso, de Teixeira de Freitas, disse ter gostado muito da sessão de relaxamento: “foi maravilhosa, porque serviu muito pra gente tirar a tensão. Então, a sessão foi muito importante porque trabalhou a respiração, a importância da respiração, que é uma das coisas que a gente deve prestar mais atenção na hora de fazer uma prova.”.

Já Júlia Maria Santana, de 51 anos, do EJA do Colégio Félix Mendonça, e que ficou no terceiro lugar, em 2015, acha o projeto muito bom, “é um grande incentivo para as pessoas voltarem a ler. Eu, na minha mocidade, li bastante. E estou usufruindo os frutos dessa leitura que ficou guardada”, enfatizou. A professora Rose Guerra, diretora do Colégio Estadual Félix Mendonça, afirmou que ficou bastante apreensiva enquanto seus alunos faziam o concurso de redação. Ela acompanhou sete participantes dos 30 finalistas do concurso, que envolve escolas da região e extremo sul da Bahia.

“O projeto Lápis na Mão é simplesmente fantástico! Porque a partir do momento que a TV Santa Cruz lançou esse projeto de incentivo à leitura e do resgate do hábito do leitor, como mecanismo para abrir as portas do conhecimento para o aluno, isso é fantástico. É isso que a escola tem que fazer: abraçar projetos que agreguem valor e conhecimento para que os alunos possam se encontrar e achar o seu caminho”, concluiu.
O evento de premiação do projeto Lápis na Mão, que este ano desenvolve o tema “Da janela, vejo o mundo. Ler, abre horizontes.”, acontecerá no próximo dia 22, no auditório Governador Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).