Os gestores das empresas de transportes que compõem o Grupo Brasileiro – Rota Transportes, Expresso Brasileiro, Cidade Sol, Viametro e Cidade Real – estiveram reunidos no centro de treinamento da Rota, em Itabuna, para participar de uma nova etapa do projeto intitulado Tecendo o Amanhã, que tem por objetivo dar maior dinâmica e eficácia aos treinamentos internos e atender aos resultados propostos pelas empresas. Na oportunidade, a especialista em Pedagogia Empresarial, Ana Carolina Daltro Sampaio, aplicou mais um módulo do projeto que consiste na reformulação dos treinamentos de ambientação, destinado aos novos funcionários, e de aperfeiçoamento, realizado anualmente com os colaboradores.

As atividades realizadas na semana passada contaram com a participação dos gerentes operacionais das empresas do Grupo Brasileiro, além de psicólogos, técnicos de segurança no trabalho, assistentes da qualidade, coordenadores e encarregados de manutenção, e instrutores de cobradores e motoristas.  A diretora da qualidade da Rota, Elaine Carletto, reafirmou a disposição do grupo de profissionalizar cada vez mais os processos que resultem na melhoria de prestação dos serviços à comunidade.

A professora e consultora Ana Carolina Sampaio, aposentada pela Universidade Federal da Bahia, afirmou que o principal propósito do trabalho “é qualificar os processos de treinamento assim como os gestores, psicólogos, instrutores e técnicos, que desenvolvem o acolhimento, aperfeiçoamento e monitoramento, em campo, dos motoristas e cobradores das empresas do Grupo Brasileiro”.

“Eu conheci o Grupo Brasileiro no ano passado, quando eu ministrei um módulo do programa chamado DGG (Desenvolvimento de Grupo Gestor). Trabalho com muitas empresas e sei o quanto é difícil manter um programa que dure seis anos, como é o caso do DGG. E agora, participando desse outro desafio, me chama à atenção, primeiro, a robustez da empresa e a ousadia de estar investindo em treinamento num ano de tanta dificuldade, quando outras empresas tão fortes – ou até mais – estão encolhendo as suas verbas para essa atividade. Me chama muito à atenção algumas iniciativas dessa empresa, como projeto de estímulo à leitura, o respeito ao ciclista, entre outras coisas.  Então, assim, eu venho aqui como profissional, mas venho também como uma fã do movimento que essa organização empreende. É muito bonito.”, afirmou a professora.

A consultora Raquel de Faria, diretora da Totem.RH, tem realizado e coordenado diversos treinamentos e cursos nos últimos anos, no sentido de aprimorar os índices de qualidade do Grupo Brasileiro, que atua no setor de transporte de passageiros na Bahia há mais de 30 anos. “O Projeto Tecendo o Amanhã foi criado para dar dinâmica maior a esses treinamentos, considerados importantes para estimular a motivação e a preparação técnica das pessoas, que são principal fio condutor da satisfação plena dos clientes.”, explica a especialista em Psicologia Organizacional.