A secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, na manhã desta sexta-feira, 5,  a Plenária de Saúde da Mulher, com a participação de representantes  da sociedade civil organizada, com o objetivo de discutir as políticas públicas do setor em atenção às mulheres. O evento aconteceu no auditório da Ceplac, no centro da cidade, tendo como temática central “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

A plenária contou com palestras feitas pela gerente Técnica e de Planejamento da Secretaria de Saúde, Sonilda Melo, e pela coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Fátima Albuquerque.  Também participaram a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Andréa Flores, a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Joelma Sampaio, a coordenadora de Saúde na Zona Rural, Elma Valiense e diretores do Conselho Municipal de Saúde, Fred Santos, Yolando Souza e Diala Magalhães, entre outros.

Além das palestras, foi aberto espaço para debates e promovida mesa redonda para discussão de propostas a serem apresentadas na Conferência Macroregional de Saúde da Mulher, a ser realizada no dia 30 de maio, no auditório da FTC, em Itabuna. A plenária também abordou a violência física e psicológica sofrida pela mulher.

Na oportunidade, a enfermeira Sonilda Melo chamou atenção para a necessidade de inserção das mulheres na definição de políticas publicas de saúde e para a importância da denúncia contra todo e qualquer tipo de preconceito. Por sua vez, a coordenadora do CRAM, Fátima Albuquerque, salientou que “o conceito de violência contra a mulher é cultural, imposto desde a infância.”

Etapa Estadual

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, convocada por meio do decreto 17.537/2017, do governador da Bahia, Rui Costa, ocorrerá no período de 12 a 14 de junho, em Salvador, e terá como eixo central a implementação da Política Nacional e Estadual de atenção integral à saúde das mulheres.