Cerca de sessenta pessoas, entre alunas, familiares, diretores, colaboradores e amigos, foram inspiradas pelo sentimento do empreendedorismo no desfile de moda realizado pelo curso de Costura do Centro Profissionalizante Human Network do Brasil (HNB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Alunas desfilaram com peças de roupas confeccionadas por elas próprias, exibindo a coleção 2018.1 com vestidos, calças, camisas, sobretudos e saias. A iniciativa também trouxe uma exposição com lindas peças de marcas consolidadas por ex-alunas. A ação é um resultado do projeto integrador do SENAC, que tem como objetivo dinamizar os cursos e apresentar as competências que foram trabalhadas ao longo da formação.

Picture

No evento, também se fizeram presentes a Supervisora do SENAC no Sul da Bahia, Silvia Cruz, a Presidente da Human Network do Brasil, Maria Rosa Oliveira, o vereador Makrise Angeli, a diretora financeira da HNB, Jussara Antunes e o Coordenador Administrativo do Centro Profissionalizante, Overland Santana.

“Quando cheguei na Human Network, ia fazer o curso de cabeleireira, mas descobri que minha oportunidade estava no curso de costura. Cheguei sem saber segurar uma agulha e hoje estou aqui desfilando para vocês e vestida com uma roupa que eu mesma criei. Para nós, isso é muito importante”, disse a aluna Rozilene. A aluna Rita Sá, destacou a estrutura do Centro Profissionalizante da HNB e qualidades da instrutora de costura, Sales Barreto. “Ela é uma professora maravilhosa. Nasceu com o dom de ensinar de uma forma em que conseguimos desenvolver uma atividade que à primeira vista parece ser difícil, mas que com seu dom e paciência, consegue passar o conhecimento e tornar o nosso aprendizado frutífero. Prova disso é que criamos a Costura.Sales, um projeto que promove reuniões semanais para produzir costura por ex-alunas, e que tem dado muito certo”, destacou Ana Rita.

O curso de costura é um dos mais tradicionais no Centro Profissionalizante HNB, realizado há 18 anos sob a direção da instrutora Sales Barreto, desde a fundação da organização. Não é por um acaso que muitas alunas profissionalizadas já deram passos importantes na criação de negócios e desenvolvimento empresarial. É o caso de alunas como Catalina Rumbo, da marca Amarillo, Simone Pinho, da Balabalagan, Monalisa Peixoto, da Monamô moda praia e Ana Anchieta da Acev Roupas & Artesanato.

“Minha formação no curso de costura foi conciliada com uma fase importante da minha vida, a maternidade. Criei a marca Amarillo de moda infantil, e tem sido muito bom. As vendas que realizo, basicamente, são todas feitas por redes sociais, como o Instagram. Realmente a capacitação em um curso como o de costura, abre muitas possibilidades para quem deseja ter um meio próprio de vida”, disse Catalina Rumbo.

Para Monalisa Peixoto, da Monamô moda praia, “é muito importante você conseguir ter a sua renda, em que você não depende de mais ninguém para produzir, somente de si mesmo. Sigo no ramo da moda praia e vale muito a pena as alunas que estão se formando, encontrarem seu caminho na costura, pois quando se quer, é possível sim conquistar”.

Silvia Cruz, Supervisora do SENAC no Sul da Bahia, enfatizou que a Human Network do Brasil é a primeira instituição parceira que realiza a ação do projeto integrador. “Neste ano o SENAC está abordando uma nova metodologia pedagógica dentro dos cursos para dinamizar e integrar tudo aquilo que foi trabalhado durante a formação. Aqui na HNB renovamos o convênio de parceria ano a ano e realizamos, além do curso de costura, muitos outros, em diversas áreas, transformando a vida das pessoas”.

A professora Sales Barreto parabenizou as alunas e ex-alunas, bem como agradeceu ao SENAC, aos diretores e colaboradores da HNB pela realização e continuidade do projeto, ao enfatizar o potencial transformador que um curso prático como o de costura tem na vida das alunas. A Presidente da HNB, Maria Rosa Oliveira, em nome da diretoria e do fundador Michael Eckes, parabenizou às alunas pela formação e lindo desfile, desejando sucesso no início da nova trajetória, bem como agradeceu pela presença de todos, convidando a comunidade à conhecer os cursos do Centro Profissionalizante Human Network do Brasil.

Confira, na sequência, os principais registros com fotos da exposição, do desfile e das alunas vestidas com as peças da coleção 2018.1 da turma de costura.

​Human Network do Brasil
Sua ajuda para um futuro melhor
#transformarvidas #ConstruirUmaNovaHistória
Mais informações pelo telefone (73) 3231-3123.

Acesse www.facebook.com/HNdoBrasil | www.hnb.org.br | Siga-nos no Instagram: @humannetworkbrasil