A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde iniciam nesta quarta-feira, dia 20, o ciclo preparatório para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece no dia 28. As Pré-Conferências, em dois dias, serão para ouvir demandas e anseios da comunidade quanto aos serviços prestados pela Prefeitura de Itabuna.

Serão realizadas palestras e discussões sobre a saúde pública no âmbito da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Central de Regulação, dentre outros serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Algumas das principais pautas serão a discussão sobre a enquete realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde nas comunidades, destaques e potencialidades na construção da assistência à saúde por parte da Vigilância em Saúde no pós-pandemia, a gestão do SUS como condições de trabalho e formação do trabalhador e o papel da Atenção Primária na ordenação da Rede de Atenção à Saúde.

As Pré-Conferências serão realizadas amanhã, dia 20, das 8 às 12 horas, na UniFTC, na Praça José Bastos, no Centro, e das 13h30min às 17 horas, na USEMI, no São Caetano. Na quinta-feira, dia 21, das 8 às 12 horas, será na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), na Avenida Ibicaraí, Bairro Nova Itabuna, e das 13h30min às 17 horas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), na Rua Gabriel Moes, Bairro de Fátima.

Já a 9ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 28, será na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), das 8 às 13 horas, com o tema “Desafios do SUS em tempos de pós pandemia”. Além de debater as pautas recolhidas nas Pré-Conferências, vai cooperar na formulação de diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Saúde em um cenário pós-pandêmico no qual muitos serviços do SUS sofreram impacto.

Para contribuir na discussão, haverá representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, bem como professores e palestrantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do Núcleo Regional de Saúde do Sul da Bahia (NRS/SUL) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O evento será aberto à participação da comunidade sem que haja necessidade de inscrição.